O monitoramento de satélite da UFRJ ( Federal do Rio de Janeiro) apontou que de janeiro ao último sábado (3), cerca de 3,9 milhões de hectares foram devastados no Pantanal, sendo 26% do bioma natural, onde o impacto é irreversível.

De acordo com o analista ambiental do (Instituto Brasileiro do e dos Recursos Naturais Renováveis) Alexandre Pereira, só em Mato Grosso do Sul, cerca de 1,8 milhão de hectares foram consumidos pelo fogo.

Para debater ações de enfrentamento e projetos de leis que devem ajudar na recuperação das áreas, deve ser debatido nesta quarta-feira (7), em uma reunião com a CTEPantanal (Comissão Temporária Externa Pantanal), com a presença de órgãos de proteção ambiental e poder público.

Base na Serra do Amolar

Uma base foi contada na Serra do Amolar, em nesta terça-feira (6). O ponto estratégico dará mais agilidade aos combates de difícil acesso e movimentação dos combatentes.

Desde o início da semana, mais 150 combatentes entre fuzileiros navais, bombeiros, brigadistas e voluntários atuam nas regiões da Br-262, Serra do Amolar, Jatobazinho, Serra Negra, Fazenda Bodoquena, Fazenda Santa Tereza e Fazenda Santa Clara.

Atualmente são cinco caminhões-pipa, porém, mais sete devem chegar ao Estado, cedidas pelo Exército e Bombeiros do Paraná. Na segunda-feira (5), mais 68 militares chegaram em Ladário para somar no efetivo.