A Coordenação de Epidemiologia da Secretaria Municipal de Saúde de –a 25 km de Campo Grande– confirmou nesta terça-feira (16) o primeiro caso de novo coronavírus (-19) no município. O paciente, do masculino, foi identificado no da Capital, está assintomático e seus familiares foram isolados.

Não foram informados detalhes sobre o paciente, como idade ou ocupação. Em vídeo divulgado na página da Prefeitura de Terenos no Facebook, o diretor clínico da UBS (Unidade Básica de Saúde), Arlindo Landolfi Filho, explicou que os responsáveis pelo drive-thru notificaram a Secretaria de Saúde da cidade sobre a situação.

“A pessoa não está em Terenos, mas vive aqui”, disse Landolfi Filho, segundo quem a já esteve na residência do paciente para realizar a testagem de seus familiares. “Essa pessoa não se encontra na cidade, passou por Campo Grade e desde o primeiro momento teve sintomas leves”, prosseguiu.

Os quatro moradores do imóvel serão mantidos em isolamento e serão acompanhados pelo setor de Vigilância Epidemiológica. Caso sejam apontadas alterações no quadro de saúde, eles serão enviados para o serviço de referência.

Terenos já havia sido inserida no boletim estadual de coronavírus, do qual foi retirado após reanálise dos dados, e outros 3 pacientes da cidade estariam em observação no Rosa Pedrossian aguardando confirmação da doença. O caso já foi lançado no balanço da Secretaria de Estado de Saúde, que até esta terça somava 3.785 infectados pela Covid-19 em Mato Grosso do Sul. (Colaborou Gabriel Maymone)