Os artesãos sul-mato-grossenses podem solicitar seu registro no Sicab (Sistema de Informações Cadastrais do Artesanato Brasileiro) do para obter ou renovar a carteira do artesão, sendo que agora pode realizar todo o processo de pré-cadastro de forma on-line.

A plataforma permite aos artesãos realizar as etapas que antes eram feitas apenas de forma presencial na Gerência de Artesanato, na sede da Fundação de de MS. Pelo novo procedimento é necessário apenas que os profissionais informem seus documentos pessoais e a técnica artesanal correspondente. Uma vez feita a solicitação, o usuário receberá um e-mail com as instruções para as fases seguintes.

Após de efetuado o pré-cadastro para emissão da carteira do artesão, os profissionais passarão por um teste de habilidade obrigatório, que poderá ser realizado também on-line. Basta entrar em contato pelo e-mail [email protected] ou pelo telefone (67) 3316-9107 e realizar a solicitação para a equipe técnica, que explicará os procedimentos necessários. Já para os requerimentos de renovação do documento, todas as etapas poderão ser feitas no portal do Artesanato Brasileiro.

A nova ferramenta está disponível no site www.artesanatobrasileiro.gov.br e garante mais agilidade aos procedimentos, em especial, durante o atual período de suspensão dos atendimentos presenciais da Gerência de Desenvolvimento de Atividades Artesanais da Fundação de Cultura de MS, a medida também contribui com o determinado pelo Governo do Estado.

Aprenda como fazer seu pré-cadastro:

Acesse o Portal do Artesanato Brasileiro: www.artesanatobrasileiro.gov.br.
– Clique no botão login e em seguida em pré-cadastro.
2. Caso o artesão não possua conta no gov.br, ele deverá clicar na opção “Crie sua
conta” para efetuar o cadastro no portal de serviços do Governo Federal.
3. Depois da autenticação do login no Gov.br, o artesão deverá autorizar o uso de
dados pessoais no serviço do PAB.
– Em seguida, ele será direcionado para a tela inicial do pré-cadastro para responder o formulário.
4. Depois de solicitar o pré-cadastro, o usuário receberá um e-mail com as devidas
instruções da Coordenação Estadual do Artesanato do seu Estado de Cadastro.5. Uma vez feito o pré-cadastro, o usuário pode acompanhar o andamento do processo no site: http://artesanatobrasileiro.gov.br, na sessão “Acompanhar Pré-Cadastro”.
6. Depois de ter a solicitação aprovada, o artesão deverá passar pelo teste de
habilidade que também poderá ser feito de forma on-line. Basta que o profissional entre em contato pelo e-mail [email protected] ou pelo telefone (67) 3316-9107.

(Com assessoria)