Pular para o conteúdo
Cotidiano

Campo Grande fechou junho com o 2º pior isolamento social entre as capitais do Brasil

Índice foi medido pela consultoria In Loco; dados estaduais deixaram Mato Grosso do Sul na terceira pior posição do país.
Arquivo -

encerrou o mês de junho registrando o terceiro pior isolamento social do Brasil entre os Estados, com sendo a vice-campeã entre as capitais, conforme dados divulgados pela consultoria In Loco e mensurados a partir do acompanhamento do sinal de telefones celulares.

Na terça-feira (30), o percentual de sul-mato-grossenses que ficaram em casa, dentro dos esforços para enfrentamento ao novo coronavírus (Covid-19) foi de 37,2%, melhor apenas que os índices de Tocantins (33,88%) e Goiás (37,1%).

Campo Grande, por sua vez, teve o segundo pior isolamento social do país, com taxa de 36,47%. O número foi melhor apenas que Palmas (TO), que marcou 34,58%. A capital sul-mato-grossense já teve 2.491 casos positivos e 9 mortes.

Curiosamente, a primeira posição coube a dois Estados que tinham registrando índices de médio a ruim. O Rio Grande do Sul e Porto Alegre, capital gaúcha, tiveram os melhores índices do país, respectivamente com 45,87% e 49,49%. A segunda posição também coube a um mesmo território: Santa Catarina cravou isolamento de 43,2% e Florianópolis, sua capital, de 47,66%.

Os dois Estados foram os mais atingidos pelo “ciclone bomba” que atingiu o Sul do Brasil nesta terça-feira, causando mortes e destruição. Assim, a taxa de isolamento pode ter relação direta com o mau tempo.

O isolamento social é defendido por autoridades de Saúde como a estratégia mais eficaz para combater o , uma vez que não há medicamento definido ou contra a doença. Ao ficar em casa, a pessoa evita tanto se expor ao micro-organismo como o transmitir.

Nesta quarta-feira, foi divulgado que o Estado teve o maior avanço de casos em 24 horas (com 711 casos positivos), atingindo 8.676 infectados pela Covid-19 e totalizando 86 óbitos.

Com tamanho e total de casos semelhantes, cidades ocupam ‘pontas’ do ranking de isolamento social

Entre as cidades sul-mato-grossenses, o melhor isolamento social veio de Caracol, com adesão de 62,2% da população ao isolamento. A cidade de cerca de 5 mil habitantes teve 15 casos de coronavírus confirmados até aqui, com taxa de incidência de 245,3 casos por 100 mil habitantes (a 20ª maior do Estado).

Juti (58,7%), Figueirão (55,3%), Santa Rita do Pardo (51,7%), (51%), Douradina (50%), Aral Moreira (48,9%), Dois Irmãos do Buriti (48%), Alcinópolis (47,7%) e Tacuru (46,2%) completam a lista das 10 melhores taxas do Estado.

No outro extremo, Novo Horizonte do Sul, com apenas 23,1% de isolamento social, teve o pior indicador do Estado. O município também tem aproximadamente 4 mil habitantes e registrou 14 casos positivos de coronavírus. A incidência na cidade é de 367,1 infectados por 100 mil habitantes, a 12ª maior do Estado.

Batayporã (29,6%), Anaurilândia (32%), Vicentina (33,3%), Deodápolis (33,5%), Anastácio (33,7%), Angélica e Aparecida do Taboado (33,8%), Camapuã (33,9%) e Jardim (34,1%) fecham as 10 cidades de pior isolamento do Estado.

O percentual de Campo Grande foi o 18º pior do Estado; ao passo que Dourados, que lidera em volume de infectados (eram 2.670 até o fechamento do boletim divulgado nesta quarta), teve isolamento social de 40,6%, a 27ª melhor marca do Estado.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Caminhão invade preferencial e mata empresário em Amambai

‘Trump usa tarifas como arma política’, diz Camila Jara sobre suspensão de carne para os EUA

Padrasto agride enteado, alega ‘atitudes rebeldes’ e pai do menor aciona polícia

VÍDEO: Casal é flagrado usando drogas no leito de UPA em Campo Grande

Notícias mais lidas agora

carne três lagoas

Mato Grosso do Sul suspende abate de bovinos para os EUA após Trump anunciar taxação

Senado Federal aprova proposta de Nelsinho Trad contra ‘tarifaço’ de 50% de Trump

Sem ajuda, adolescente teria agonizado até a morte em clínica para dependentes de MS

Na companhia da irmã, Key Alves faz ultrassom para descoberta de sexo do bebê

Últimas Notícias

Cotidiano

Incêndio assusta moradores e fumaça toma conta do Bairro Moreninha

O fogo deixou uma área de vegetação completamente destruída

Política

Alckmin diz que governo tentará acordo antes do prazo para tarifaço

Trump anunciou aumento de taxas de importação a partir de 1º de agosto

Política

Atividade econômica em terras indígenas divide opiniões no Senado

O debate aconteceu nesta terça-feira, em uma audiência pública na Comissão de Direitos Humanos

Política

Riedel explica motivo de MS ter concurso para polícia mesmo com limite prudencial extrapolado

O governador anunciou o edital do concurso com 400 vagas para a Polícia Civil será disponibilizado nesta quarta-feira