Começam na próxima segunda-feira (03) as ações da campanha “Volta às Aulas”, da GGIT (Gabinete de Gestão Integrada do Vida no Trânsito). O projeto da Prefeitura de Campo Grande deverá fazer abordagens educativas e fiscalizações do trânsito até o dia 20 de fevereiro.
As atividades acontecerão, principalmente, nos horários de entrada e saída dos alunos. A ação também conta com a participação do Bptran (Batalhão de Polícia Militar de Trânsito), Detran-MS (Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul) e Polícia Civil.
A Campanha educativa ficará sob a responsabilidade da equipe de Educação para o Trânsito da Agetran (Agência Municipal de Transporte e Trânsito). Será utilizado recursos como teatro e abordagem educativa na porta das escolas, com a participação do grupo Chico Maria.
De acordo com a chefe da Educação para o Trânsito da Agetran, Ivanise Rotta a intenção é chamar a atenção dos pais e responsáveis para o cumprimento de regras básicas de educação trânsito. “Vamos continuar alertando pais e responsáveis para a condução segura de seus veículos priorizando a velocidade máxima de 50 k/h, usar cinto de segurança em todos do veículo, segurar o punho da criança ao circular a pé e mesmo que tenha mais de 7 anos evitar carregá-los em motocicletas”, explica.
A primeira escola a receber a ação será o Colégio Tiradentes, que tem o primeiro dia de aula na próxima segunda-feira (03), assim como outras escolas particulares. Já as aulas da Reme (Rede Municipal de Ensino) iniciam na próxima quinta-feira (06) e as atividades devem começar pela Escola Municipal Antônio José Paniago.
Nas escolas estaduais as aulas iniciam no dia 17 de fevereiro e ação será na Escola Estadual Amélio de Carvalho Baís.
Recomendações para os pais
Os órgãos de trânsito recomendam que os pais busquem um local seguro para estacionar o veículo, para desembarcar ou embarcar os alunos de forma segura e evitar fila dupla. O uso de equipamentos como cadeirinha, capacete e cinto de segurança não só no banco do carona, mas também no banco traseiro.
Os pais também são orientados a reduzir a velocidade do veículo na área escolar. Também é ressaltado que o uso de celular enquanto o veículo está em movimento é proibido, infração que tem causado acidentes.
“No caso da fila dupla, a desculpa dos pais é a pressa e nós orientamos que saiam mais cedo de casa e aproveitem com calma esse momento de ida à escola com o filho”, comenta Ivanise.
A chefe da Educação para o Trânsito complementa que durante a campanha é feito ainda o alerta para a travessia na faixa de pedestre e o cuidado do pedestre atravessar na via em linha reta, com passos firmes e atenção. “Tem pessoas que atravessam as ruas distraídas, outras falando ao celular, um comportamento perigoso que pode levar a um atropelamento”, finaliza.
Serviço
Confira Aqui o cronograma de ação no trânsito das Escolas de Reme.
Confira Aqui o cronograma de ação no trânsito das Escolas Estaduais.
Confira Aqui o cronograma de ação no trânsito das Escolas Particulares.