A Campanha de Vacinação contra a Poliomielite e de Multivacinação foi prorrogada em e deve continuar até atingir a meta de imunização. O deixou a cargo dos estados e municípios a decisão de prorrogar a campanha. Na Capital, 7.649 crianças e adolescentes de até 15 anos de idade foram imunizados. 

A (Secretaria Municipal de Saúde) explica que até o momento foram aplicadas 7.893 doses de diversas vacinas em Campo Grande, imunizando 17.649 crianças e adolescentes de até 15 anos de idade. A secretaria informa que a meta de imunização não foi atingida e, por isso, decidiu prorrogar a campanha pelo tempo que for preciso. 

“Como a campanha da vacinação contra poliomielite é para crianças de 1 a menores de 5 anos, e tem como meta a imunização de 95% das 48.110 crianças nessa faixa etária, o Ministério da Saúde deixou a cargo dos municípios a manutenção ou não da campanha, decisão tomada pela Sesau que faz com que essa se prorrogue pelo período que for necessário para atingir essa meta”, disse por nota.

Conforme dados divulgados pela Sesau, desde o início do mês de outubro, usando como estratégia adicional o e a utilização de pontos de vacinação temporários, foram aplicadas 13.703 doses da pólio, valor esse que corresponde a 28,5% do público-alvo sendo imunizado.

Municípios decidem prorrogação da campanha

A SES informou que a campanha de vacinação não foi prorrogada em Mato Grosso do Sul, porém os municípios que ainda têm doses de vacina, podem continuar com a imunização. O seja, a prorrogação da campanha fica a cargo de casa município. A SES ressalta que o Ministério da Saúde não deve enviar novas doses de vacina.

Em Mato Grosso do Sul, a Campanha contra Pólio atingiu cobertura de 50,90%, vacinando 81.652. A meta era vacinar 95% de 160.410 pessoas. A Campanha de Vacinação Multivacinação está com 71,33% de cobertura, a meta era de 95%.