Pular para o conteúdo
Cotidiano

Câmara aprova efetivação do Conselho de Proteção de Animais de Dourados

Vereadores de Dourados aprovaram na sessão ordinária desta quarta-feira (19) o Projeto de Lei Complementar da prefeita Délia Razuk, com   alterações na Lei nº 3.389/2014 que institui o CMPDA (Conselho Municipal de Proteção e Defesa dos Animais. A partir de agora as associações de defesa dos animais, o Iagro e também a Ordem dos Advogados […]
Arquivo -

Vereadores de aprovaram na sessão ordinária desta quarta-feira (19) o Projeto de Lei Complementar da prefeita Délia Razuk, com   alterações na Lei nº 3.389/2014 que institui o CMPDA (Conselho Municipal de Proteção e Defesa dos Animais. A partir de agora as associações de defesa dos animais, o e também a Ordem dos Advogados do Brasil – 4ª Subseção de Dourados também passam a compor o CMPDA.

Durante a sessão desta quarta-feira (19) que foi antecipada por conta do Feriado de Carnaval, a secretária-geral da AAMA (Associação Amigos dos Animais), advogada Denise de Abreu e Silva ocupou a tribuna para falar da importância do conselho.

“A acrescência no rol dos membros do Conselho de fortes entidades de proteção animal,  representadas hoje pela ONG Refúgio dos Bichos e pela   Associação Amigos dos Animais), bem como de membro da Comissão de Direito Animal da OAB/MS, dentre outros membros propostos pelo Projeto de LEI 01/2020, representa um avanço no diálogo entre, o poder público e as pessoas diretamente envolvidas com a causa anima”, disse a advogada.

Durante a sua fala, a voluntária da AAMA ressaltou que OMS (Organização Mundial da Saúde) estima que só no Brasil existam mais de 30 milhões de animais abandonados, entre 10 milhões de gatos e 20 milhões de cães.  “Em cidades de grande porte, para cada cinco habitantes há um cachorro. Destes, 10% estão abandonados”, disse Denise.

Segundo ela, as políticas de apoio, informação e incentivo à posse responsável diminuem diretamente a população de animais nas ruas que acabam se transformando em problemas de saúde pública. “Os cães e gatos podem transmitir doenças, como raiva e leishmaniose, e causar acidentes. Fora essas questões práticas, o sofrimento animal também mexe com a paz e harmonia de uma nação, desumanizando os medianos e entristecendo os sensíveis”, pondera a defensora dos animais.

Ela destacou as iniciativas da prefeita Délia Razuk  e também do vereador Maurício Lemes em atender as solicitações da entidades. “As letras desta lei descansaram por quase 6 anos, e hoje, com nossos apelos e o crescente interesse pela causa animal, estamos aqui, em vias de assistir os vereadores desta casa, votarem pela, em fim, materialização do CMPA”, comentou a advogada.

A aprovação do Projeto de Lei Complementar também foi comemorada pela presidente da Comissão de Direito Animal da OAB/MS – 4ª Subseção de Dourados, Bárbara Palomanes Rasslan. “Esse é um conselho importante para população de Dourados e que começa a partir de hoje, efetivamente, ser retirado do papel e colocado em prática”, destacou a representante da OAB.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
Gambá

Com aves liderando capturas, mais de 500 animais foram resgatados pela PMA em Campo Grande neste ano

Líder do governo Lula na Câmara é internado e passa por cirurgia no coração

Feliz com novo momento, Jonir pediu uma selfie e eu nem imaginava que seria a última

Motorista é arremessado após capotar caminhonete em Água Clara

Notícias mais lidas agora

mpms

Apagão de dados: MPMS atinge zero em transparência após aumentar benefícios do alto escalão

Justiça inicia julgamento sobre contrato de R$ 59 milhões da Sejusp com empresa do Sigo

nelsinho tereza brasil

Tarifaço de Trump começa nesta semana e viagem de senadores do MS aos EUA é chance de negociação

(Ilustrativa)

Com bolsas mensais de R$ 6,5 mil, Desafio Pantanal Tech segue com inscrições abertas

Últimas Notícias

Polícia

Idoso que matou garota de programa vai a júri popular em São Gabriel do Oeste

Eurizio é réu por morte de Jennifer Gimenes Morgenrotti e tentativa de homicídio contra a amiga dela

Sem Categoria

‘Sem anistia, sem conversa’, diz Pollon sobre tarifaço que pode acontecer nesta semana

Deputado acredita que Trump não vai recuar na decisão da tarifa de 50%

Cotidiano

Pesquisa aponta queda nos preços dos combustíveis em Dourados

Levantamento foi feito em 40 postos da cidade

Trânsito

Motociclista de aplicativo que se envolveu em acidente com terceiriza  da CCR MSVia morre no hospital 

Motociclista teve morte cerebral