Com o de mais de 40°C e a aproximação do feriadão prolongado da padroeira do Estado, Nossa Senhora Aparecida, em 12 de outubro, destinos turísticos como balneários, hotéis e reservas ambientais já registram lotação e estão sem em Mato Grosso do Sul.

A maior procura continua sendo de áreas na natureza com cachoeiras, córregos e rios, principalmente em Bodoquena, , Miranda e Jardim. Por conta da pandemia, os espaços têm capacidade máxima de 60% e os turistas precisam agendar as reservas com antecedência.

Odete Alves, proprietária do Refúgio Canaã, explica que a procura foi intensa, principalmente nos últimos dias. “O calor só acelerou a busca. Nós temos poucos apartamentos, então a área de camping, que tem distanciamento, já ficou lotada”, disse.

A dona do Complexo Turístico Pioneiro, em Miranda, Cristina Moreira, conta que a pesquisa dos clientes já havia começado há 15 dias atrás. Mesmo sendo comum no feriado, a empresária acredita que os sul-mato-grossenses já “cansaram” de ficar em casa, e buscam sossego ao ar livre.

“Já havia lugar que não tinha mais vagas, quem procura agora não está encontrando mais mesmo. Todo feriado é assim, ainda mais agora, pós pandemia, digamos assim, que o pessoal quer sair de casa. ”

Em Campo Grande, um dos locais famosos, principalmente para quem gosta de se aventurar em trilhas, é o Morro do Ernesto, que está permitindo as visitas apenas com agendamento prévio. Recentemente, pelas redes sociais, os administradores divulgaram que os campo-grandenses têm procurado mais reservas.

No último feriado prolongado, da Independência, hotéis, campings, balneários e restaurantes de Bonito registraram lotação da capacidade máxima. Por conta da alta busca, a prefeitura do município lançou uma pesquisa para monitorar turistas que podem ter apresentado sintomas de coronavírus durante a viagem.