Duas cidades do interior do estado terão novos poços finalizados neste mês de novembro. A está fazendo os ajustes finais para ajudar no abastecimento de água em e Camapuã.

Os dois municípios eram demandas que surgiram durante o ano de 2020, no período da estiagem. Por conta do plano de investimento que cada município atendido pela Sanesul possui, foi possível realizar a ampliação do sistema e abastecimento de água.

“A capacidade de produção, o crescimento populacional e o consumo per capta são termômetros para a Sanesul. De acordo com a alteração desses números e a projeção de desenvolvimento da cidade, a empresa aumenta a sua capacidade de atendimento. Hoje, a água tratada é ofertada para todos os moradores de todas as cidades atendidas, ou seja, ela é universalizada. Este ano foi totalmente atípico devido ao forte e estiagem prolongados, atingindo diretamente a produção natural de água de poços. Para isso, a empresa mantém um plano de contingência, e antecipou a perfuração e ativação de novos poços em algumas cidades”, explica Elthon Santos Teixeira – Gerente do Sistema de Abastecimento de Água da SANESUL.

O novo sistema que está sendo instalado se chama CAM-21 e em Camapuã, distante 140 quilômetros de , ele atenderá o sistema isolado no bairro Vila Industrial, onde já havia uma estrutura da empresa com reservatório, e ele será ativado ainda em novembro.

Para , há 300 quilômetros de , foram perfurados dois poços. O primeiro está na área do Solar dos Lagos, com capacidade de 12 mil litros por hora. O segundo está no centro da cidade, no bairro Boa Vista, com 102 metros de profundidade e capacidade para 72 mil litros por hora.

Com esse acréscimo, a empresa diz que será o suficiente para o abastecimento de toda a cidade, visto que em tempos a cidade sofre com a em ocasiões que atraem mais pessoas.