Com 244 casos confirmados em , a 195 km de Campo Grande, o Município garante que a reabertura do turismo na cidade, que é um dos principais destinos de ecoturismo do país, não tem relação com o aumento de casos.

Conforme o secretario de turismo do Município, Augusto Mariano, a cidade tem 100 casos ativos da doença e todos os testados estão em isolamento domiciliar. “Os casos são locais, não tem nenhuma relação com o turismo. O que acontece é que Bonito aumento o número de testagem e isso reflete nos casos positivos”, disse.

Segundo Augusto, quanto um morador é testado positivo, todos que convivem ou moram com esse paciente são testados. “É algo matemático. Aumentou o número de casos positivos nos também, que atuam na linha de frente do combate com a doença”, pontuou o secretário.

Por fim, ele disse que o setor turístico da cidade, como hotéis, restaurantes, pousadas, guias, estão respeitando as medidas de biossegurança estabelecidos pela Prefeitura Municipal. “Nós estamos frequentemente cobrando isso dos comerciantes e eles também cobram dos clientes. Todos estão respeitando. E os casos ativos estamos monitorando de perto, fazendo visitas nas casas”, explicou Augusto.

Barreira sanitária

Com a crescente de casos, a cidade instalou uma na rodovia MS-178, entre Guia Lopes e Bonito, na última quarta-feira (12) e até terça-feira (18), cerca de 4.831 pessoas foram abordadas para aferição de temperatura e orientação sobre os cuidados e medidas de prevenção contra o , com entrega de panfletos e orientações sobre o decreto vigente.

As barreiras não tem caráter de proibição, mas de orientações sobre a Covid-19, medidas de biossegurança válidas no município e o toque de recolher das 23h às 5h.

De acordo com o boletim epidemiológico, nas últimas 24h, a secretaria de Saúde registrou 14 novos casos confirmados. Cerca de 100 pacientes estão em isolamento domiciliar, 5 em internação e 1 óbito. Os outros 138 estão recuperados.

Os pacientes internados são três homens, de 76, 56 e 51 anos e duas mulheres de 88 e 68 anos. Além disso, as notificações, 608 foram descartados e 24 ainda estão em investigação no Lacen (Laboratório Central).