A cidade de , a 300 quilômetros de , registrou um aumento expressivo de casos positivos de coronavírus, nos últimos 20 dias. Mesmo com o turismo funcionando, a prefeitura não faz essa ligação com o aumento. A maior preocupação está com o descumprimento das medidas de segurança pela população bonitense.

Segundo a pasta, não foi, até semana passada, detectados casos em turistas. “A nossa maior luta é com o próprio bonitense”, confirmou. Além desse descumprimento pelos moradores, o aumento de casos estaria ligado a testagem de 197 profissionais da saúde.

Nesta terça-feira (25), a prefeitura demonstrou preocupação ao publicar em seu site oficial sobre o aumento dos casos, de 123 para 299 positivos em um período de 20 dias, sendo dois óbitos registrados. Então decidiu fechar ainda mais o cerco contra o coronavírus.

Além das testagens em profissionais da saúde, há na entrada da cidade. A prefeitura informou que faz um rastreamento dos casos para isolar as pessoas que tiveram contato com algum paciente positivo, mesmo antes da testagem, afim de evitar possível contaminação.

A Secretaria de Saúde com apoio do tem realizado visitas domiciliares aos pacientes positivos, que também recebem suporte da equipe volante, montada exclusivamente para atender casos de coronavírus.

A Assistencial Social, por sua vez, fornece cesta básica a todos os pacientes em isolamento que necessitem do auxilio, assim como dos moradores em situação de vulnerabilidade provocada pela do Covid-19.

Reabertura do turismo

Após a autorização de reabertura em junho, os estabelecimentos passaram a adotar protocolos de biossegurança, passando a reabrir em julho. São sete protocolos segmentados. “Estão operando com capacidade menor, grupos menores e tempo maior entre eles para fazer a esterilização”, informou à pasta.

O cartão postal da cidade, a Gruta do Lago Azul, que é pública, e o Balneário Municipal continuam fechados. Além disso, o toque de recolher está vigorando a partir das 23 horas.