Nesta sexta-feira(23), foi iniciado a desmobilização das forças de combate, da operação II. Bombeiros do Paraná e do Distrito Federal começam a retornar para casa após mais de dois meses na região, combatendo os incêndios no Pantanal.

A operação foi iniciada no dia 25 de julho, sob coordenação da Marinha do Brasil e e contou com a participação do Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso do Sul, Paraná, Santa Catarina, Distrito Federal, Força Nacional de , Exército, Polícia Militar de Minas Gerais e brigadistas do /Ibama, segundo o site Diário Corumbaense.

Como consequência da chegada das chuvas, os focos de incêndio nas planícies pantaneiras diminuíram. As ações de combate e monitoramento dos focos continuarão sendo realizadas pelo Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso do Sul e brigadistas do Ibama.

Na manhã deste sábado (24), às 09h, no quartel do Comando Geral do Corpo de Bombeiros Militar, em , será realizada uma cerimônia de agradecimento aos bombeiros militares e brigadistas que aturaram na Operação Pantanal II.