Bancos são autuados e Procon exige transparência em consignados de servidores estaduais
O Procon-MS (Superintendência Para Orientação e Defesa do Consumidor) divulgou hoje (13) que autuou bancos do Estado e encaminhou uma notificações pedindo esclarecimento sobre a suspensão temporária de pagamentos de crédito consignado de servidores públicos estaduais. O projeto de lei estabelece que a instituição suspenda o pagamento das prestações pelo período de 90 dias. Em […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
O Procon-MS (Superintendência Para Orientação e Defesa do Consumidor) divulgou hoje (13) que autuou bancos do Estado e encaminhou uma notificações pedindo esclarecimento sobre a suspensão temporária de pagamentos de crédito consignado de servidores públicos estaduais. O projeto de lei estabelece que a instituição suspenda o pagamento das prestações pelo período de 90 dias.
Em nota, o superintendência informou que os bancos autuados foram Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, Sicredi, Itaú, Bradesco, e Santander. Foi solicitado um esclarecimento para saber se funcionários e colaboradores estavam orientados e, repassando informações corretas aos clientes sobre a determinação.
“Outro questionamento é saber se os bancos têm agido com transparência sobre quais as implicações e quais os encargos financeiros incidentes sobre a operação que implique em suspender pelo prazo de 90 dias, como também o cumprimento das obrigações financeiras referentes aos empréstimos consignados. O Procon também pediu levantamento dede quantas agências em atividade foram orientadas e qual quantidade de contratantes que aderiram à suspensão temporária dos descontos até a presente data”, informou a nota.
O projeto de Lei foi criado pelo deputado estadual Coronel Davi (PSL), e determina que servidores públicos estaduais, ativos, inativos e pensionistas podem solicitar a suspensão de cobranças de empréstimos consignados, com desconto em folha, diretamente com os bancos credores. A medida foi adotada para auxiliar servidores durante a pandemia do novo coronavírus (Covid-19), e pode ser prorrogado.
As instituições bancárias tem até dez dias para entregarem um parecer ao Procon.
Notícias mais lidas agora
- VÍDEO: Motorista armado ‘parte para cima’ de motoentregador durante briga no trânsito de Campo Grande
- VÍDEO: Menino fica ‘preso’ em máquina de pelúcia durante brincadeira em MS
- VÍDEO: Honda Civic invade calçada e bate em poste na Avenida Bandeirantes
- Ação contra roubo de cargas prende um no Jardim Aeroporto em Campo Grande
Últimas Notícias
VÍDEO: Segundo acidente em menos de uma semana, caminhão derruba postes e árvores na Rachid Neder
Motorista bateu também em carro de autoescola e disse ter perdido freio
Volume de serviços em MS cresce em outubro, mas acumula queda de 6% no ano
Vale lembrar que o setor de serviços é o que mais emprega em Mato Grosso do Sul.
BR-163 tem oito trechos interditados para obras nesta quarta-feira; confira
Além dos trechos interditados, 12 pontos da BR-163 operam em sistema pare e siga
Incêndio florestal se expande para mais de 1.000 hectares nos Estados Unidos
Famosos são obrigados a deixar suas casas de luxo em Malibu
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.