O IFMS (Instituto Federal de ) anunciou nesta quarta-feira (23) a prorrogação, até dia 28 de fevereiro de 2021, da suspensão das atividades presenciais. A decisão foi assinada nesta terça-feira, pela reitora Elaine Cassiano.

“Ainda não temos segurança para que as atividades retornem a normalidade, portanto, neste momento, mantivemos a suspensão, preservando nossa comunidade”, explica a reitora.

Esta prorrogação foi pensada e tomada em razão das recomendações da Comissão de Organização de Campanhas de Conscientização dos Riscos e Medidas de Prevenção contra o Coronavírus. Está mantida a possibilidade de que os gestores autorizem a de atividades presenciais para atender a necessidades letivas e administrativas que não possam ser executadas remotamente.

Contudo, é necessário seguir as condições de biossegurança previstas nas “Diretrizes para Atividades Presenciais durante a Pandemia”,  documento que norteia quais atividades podem ser retomadas, mediante a avaliação da situação da pandemia no município em que estiver a unidade do IFMS.

São exemplos de atividades que precisam ser executadas presencialmente as aulas práticas de laboratório e as atividades de de obras e contratos, dentre outras.

Histórico da suspensão

 A última decisão sobre suspensão foi tomada em 20 de setembro, determinando a prorrogação da suspensão das atividades de ensino e administrativas presenciais até 31 de dezembro e estabelecendo diretrizes para aulas práticas presenciais.

Desde de 18 de março, os campi do IFMS e a reitoria não realizam atividades presenciais. A Comissão de Organização de Campanhas de Conscientização dos Riscos e Medidas de Prevenção contra o Coronavírus realiza periodicamente reuniões para orientar sobre as medidas a serem tomadas no enfrentamento à pandemia.

 – As ações do Instituto Federal, as formas de prevenção à Covid-19, os documentos institucionais referentes à situação e a outras informações sobre a pandemia estão disponíveis na página IFMS contra o coronavírus.

Além de podcasts com dicas de como lidar com o isolamento e o trabalho remoto, estão disponíveis as formas de contato e os horários de atendimento dos campi e da reitoria durante o período de atividades não presenciais.