Termo de cooperação firmado entre a Prefeitura de e a Fertel (Fundação Luiz Chagas de Rádio e TV Educativa de Mato Grosso do Sul) permitirá a transmissão de aulas para os 110 mil estudantes da Reme (Rede Municipal de Ensino) por um dos canais digitais da TVE Cultura. A medida visa a contemplar estudantes que estão fora das salas de aula por conta da pandemia do novo coronavírus (Covid-19).

A “TV Reme” será veiculada pelo canal 4.2, no sinal digital aberto. TVs pagas também veicularão o conteúdo, em canais a serem definidos.

Serão oito horas diárias de aula, com pelo menos duas disciplinas por dia nos períodos matutino, vespertino e noturno. As videoaulas serão elaboradas e gravadas por professores da Reme e incluirão conteúdos que abrangem da Infantil ao EJA (Ensino de Jovens e Adultos), bem como disciplinas do Ensino Técnico. Também será produzido conteúdo para as escolas de campo.

A (Secretaria Municipal de Educação) ainda organiza a grade de conteúdos, que contará ainda com programas educativos da TVE Cultura a serem intercalados com as aulas da Reme.

Além da transmissão pela TVE Cultura, os programas serão postados em um canal no YouTube exclusivo da TV Reme, permitindo acesso ao conteúdo caso os estudantes percam as transmissões do dia.

As transmissões pela TV e na internet vã complementar ações da Reme durante a pandemia. No início desta semana, a Semed iniciou a distribuição de cadernos de atividades pedagógicas com os conteúdos curriculares do Grupo 4 ao 9º ano e dos cadernos de experiências, do berçário ao Grupo 3. Alunos do EJA também receberam seus cadernos.

Cadernos de atividades

O material, que também é fornecido online de acordo com a organização de cada escola, contemplam todas as disciplinas –Língua Portuguesa, Matemática, História, Geografia, Geografia Regional, Ciências, Arte, Educação Física e Língua Inglesa, entre outras. Alunos do berçário ao Grupo 3 estão recebendo um caderno de experiências, como no mês passado, elaborado pela equipe pedagógica de cada (Escola Municipal de Educação Infantil).

As atividades seguem os moldes das desenvolvidas pela Superintendência de Políticas da Educação. Cabe a cada escola ou Emei definir em qual plataforma ou rede social os cadernos serão postados para facilitar o acesso dos pais e alunos e a periodicidade.

Pais sem acesso à internet podem solicitar a impressão dos cadernos na unidade em que o aluno estuda. Quanto aos cadernos entregues antes do recesso escolar, eles serão orientados a entregá-los nas escolas para que as atividades sejam corrigidas pelos professores.