Será realizado no próximo dia 24 de novembro, a partir das 14 horas, uma audiência pública sobre o Zoneamento Ecológico Econômico na Serra da . O evento será online, mas  contará com uma mesa presencial na Alems (Assembleia Legislativa do Estado de ), em .

A proposta da audiência pública foi levantada pelo grupo Unidos da Serra da Bodoquena, iniciativa formada com a participação de guias de , empresários do trade turístico, ambientalistas e sociedade civil, visa trazer diretrizes mais claras para o uso sustentável dos recursos naturais da região.

“Queremos discutir qual a melhor forma de fazer a gestão dessa região de forma sustentável e que atenda às características singulares locais”, revela Yolanda Prantl Mangieri, participante do grupo, segundo o site bonito notícias.

Conforme o Ministério do Meio Ambiente, ZEE (o zoneamento ecológico-econômico), instrumento da Política Nacional do Meio Ambiente regulamentado pelo decreto nº 4.297/2002, tem sido utilizado pelo poder público com projetos realizados em diversas escalas de trabalho e em frações do território nacional.

Municípios, estados da federação e órgãos federais têm executado ZEEs e avançado na conexão entre os produtos gerados e os instrumentos de políticas públicas, com o objetivo de efetivar ações de planejamento ambiental territorial.

Em resumo, o ZEE tem como objetivo viabilizar o desenvolvimento sustentável a partir da compatibilização do desenvolvimento socioeconômico com a proteção ambiental.

Para participar

A audiência pública é uma realização do grupo Unidos da Serra da Bodoquena, Fundação Neotrópica do Brasil, GESB (Grupo de Espeleologia Serra da Bodoquena, Observatório Serra da Bodoquena, ALMS e conta com o apoio do deputado estadual, .

A audiência será transmitida pelo canal do Youtube da Alems  e também pelo Facebook ( facebook.com/assembleiams)