Depois da tempestade que atingiu o município na quarta-feira (19), a Prefeitura de , a 311 km por hora, declarou situação de emergência em decorrência dos estragos causados pelo vento e pela chuva. O temporal causou danos em vários pontos da cidade, destruiu casas, estabelecimentos comerciais, causou destelhamentos e derrubou árvores.

Na quarta-feira (19), quase metade da população ficou sem energia devido à tempestade e até um posto de gasolina foi destruído durante as chuvas. Informações do meteorologista Natálio Abrahao Filho, da Estação Meteorológica , apontam que os ventos chegaram a 80 km por hora.

Com a declaração de situação de emergência, órgãos municipais devem atuar em ações de resposta ao desastre no município. Fica autorizada a de voluntários para reforçar o trabalho e para a realização de campanhas de arrecadação de recursos.

Além disso, a Prefeitura é dispensadas de os contratos de compra de bens necessários, de prestação de serviços e de obras relacionadas com a reabilitação dos cenários, desde que possam ser concluídas no prazo máximo de 180 dias.