registrou suas menores temperaturas este ano, com recorde histórico de frio. As baixas temperaturas, que não estamos acostumados a ver no mês de agosto, já começam a perder a força e ir embora nesta segunda-feira (24). O calor deve prevalecer esta semana no Estado.

Mas, pera lá! Para entender melhor, estamos no inverno e o frio, de praxe, vem no mês de julho. No entanto, ele atrasou este ano e MS sentiu um frio intenso na quinta-feira, dia 20, e na sexta-feira, 21, com temperaturas de até -4°C. O último inverno mais rigoroso no Estado ocorreu em 2013. Mato Grosso do Sul registrou cinco temperaturas negativas ao longo do mês e houve registro de neve generalizada no sul do Brasil naquele ano.

Em 2013, foi registrada a menor temperatura histórica de agosto pelos dados do (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima de MS), ocorrendo em no dia 28 de agosto de 2013 com -2,5°C.

Já em agosto de 2019, registrou -0,90ºC, sendo a última temperatura negativa do mês de agosto registrada. A menor temperatura do ano de 2020 foi registrada em em maio deste ano, com 1,1°C.

Frio perde força

Segundo o meteorologista Natálio Abraão, da /Anhanguera, o frio começa a perder a força nesta segunda-feira. “Não haverá mais frio intenso como o da semana passada”, afirmou Natálio.

As temperaturas esta semana devem ultrapassar os 35°C e não há mais previsão de chuva até o final de agosto. Há alerta para a umidade relativa do ar, que pode registrar mínima de 20% durante a semana e 12% no próximo fim de semana em MS.

Campo Grande tem temperaturas entre 10°C e 29°C e muito sol. Ao longo da semana, de acordo com dados do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) a máxima deve chegar a 39°C. Em Dourados, mínima de 12°C e máxima de 25°C; Três Lagoas fica entre 13°C e 32°C. A cidade de Corumbá pode registrar máxima de 39°C nesta segunda e Sonora pode chegar a 40ºC conforme o Inmet.