Cotidiano

Após queda, casos de coronavírus aumentam pela 4ª semana seguida em Campo Grande

Depois de um período de queda na curva de transmissão do coronavírus, os casos voltaram a aumentar em Mato Grosso do Sul. Na macrorregião de Campo Grande, a pandemia registra a quarta semana seguida de aumento. A SES (Secretaria de Estado de Saúde) alega que a Covid-19 tem avançado entre pacientes mais jovens e a […]

Mylena Rocha Publicado em 17/11/2020, às 09h39

(Foto: Henrique Arakaki)
(Foto: Henrique Arakaki) - (Foto: Henrique Arakaki)

Depois de um período de queda na curva de transmissão do coronavírus, os casos voltaram a aumentar em Mato Grosso do Sul. Na macrorregião de Campo Grande, a pandemia registra a quarta semana seguida de aumento. A SES (Secretaria de Estado de Saúde) alega que a Covid-19 tem avançado entre pacientes mais jovens e a Capital tem uma alta taxa de positividade nos exames. 

Dados da SES mostram que somente na última semana epidemiológica, foram 1.863 novos casos na macrorregião de Campo Grande. O número de casos de coronavírus tem passado por um aumento há quatro semanas, desde o dia 18 de outubro. 

Após queda, casos de coronavírus aumentam pela 4ª semana seguida em Campo Grande
Dados da macrorregião de Campo Grande. (Fonte: SES)

Vale lembrar que a região passava por uma queda nos casos de Covid-19. Em setembro, uma semana epidemiológica chegou a registrar 3.707 casos. Porém, os números foram caindo até chegar a 1.382 registros de coronavírus em uma semana epidemiológica. Agora, a situação é diferente e a SES alerta para o descuido da população.

“Mais uma vez reforçamos o pedido para que, quem puder, fique em casa e, se for necessário sair, use máscara. O isolamento social é o melhor remédio para o combate ao vírus”, avisou a secretaria.

Covid-19 avança entre jovens

A curva de transmissão, que estava em queda, voltou a subir nas últimas quatro semanas epidemiológicas e os casos têm sido mais frequentes entre pacientes jovens. Além disso, a taxa de exames positivos para coronavírus chama a atenção em Campo Grande: a cada 100 exames, 40 dão positivo para Covid-19. 

Durante a live da SES (Secretaria de Estado de Saúde) desta segunda-feira (16), a secretária adjunta Christinne Maymone alertou a juventude. “Estamos novamente em curva ascendente, é uma preocupação real. Embora a gente tenha número menor de internação, a população mais jovem está se infectando. Passamos muito dias com 3 mil casos ativos, agora são mais de 4 mil”, afirma. 

Outro fator que a SES ressaltou nesta segunda-feira (16) é para a taxa de positividade para os exames realizados em Campo Grande. A cada 100 exames realizados, 40 dão positivo para o coronavírus. A taxa de positividade para a Covid-19 em Campo Grande está acima da taxa em MS, que é cerca de 25%.

Jornal Midiamax