Com determinação judicial, , que vive uma nova onda crescente de casos de tem mais sete leitos habilitados no (Hospital Universitário da Grande Dourados) para atendimento da doença na cidade. A medida foi confirmada na tarde desta quinta-feira (9) pela administração municipal.

Com a reativação desses novos leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) o município passa a contar com 26. Entretanto, a Justiça quer mais 13 sejam colocados em funcionamento, como forma de reduzir ainda mais taxa de ocupação na cidade, que já foi de 100% e agora está em 88%.

Ainda na manhã desta quinta-feira (9), representantes da secretaria municipal de saúde de Dourados, da Funsaud (Fundação de Saúde de Dourados), do Conselho Municipal de Saúde e do Governo do Estado estiveram reunidos na sede do MPMS (Ministério Público Estadual) para tratar do assunto.

Embora a taxa de ocupação específica para casos de coronavírus tenha sofrido uma redução de 12%, conforme dados do boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde, os leitos de uso geral continuam completamente lotados.

“Essa é uma questão de urgência e estamos tomando todas as providências para garantir o atendimento da população, não em relação aos leitos, mas também no fornecimento do material necessário”, explicou o assessor de gabinete da prefeita Délia Razuk (sem partido), que participou da reunião realizada no MPMS.

Conforme o mais recente boletim epidemiológico, a cidade já totaliza 10.929 casos confirmados da doença. Desse total, 9.644 já foram recuperados e outros 1.192 ainda estão ativos, sendo  1.136 em isolamento domiciliar, 30 internações em enfermarias e outras 26 em leitos de UTI.