Equipes da (Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos) de tentam limpar nesta quarta-feira (30) o painel e o monumento maçom instalados no centro da rotatória da Coca-Cola, entre as Avenidas Gury Marques e Interlagos, vandalizados com pichações nesta semana. Ainda na terça, moradores da região tentaram limpar os letreiros, mas sem sucesso.

Segundo a Sisep, são usados água, sabão e produtos para limpeza de pedra, além de jatos d´água e esfregadores para retirar a tinta vermelha jogada no local.

Também foram aumentadas as rondas aos monumentos para tentar barrar a ação de vândalos.

Pichação

O letreiro, que foi inaugurado ainda no ano passado em comemoração ao aniversário da Capital de 120 anos, foi manchado com tinta vermelha e terra. O Ipê rosa, em alusão a arborização de ipês instalado neste ano, também foi atingido pelos vândalos que usaram tinta vermelha.

Ao lado, o monumento maçom, inaugurado em 2005, e que representa a construção e desenvolvimento da cidade, também foi alvo dos pichadores.

Ainda não se sabe quem praticou o ato, mas o caso está sendo investigado.

A pichação é considerada vandalismo e crime ambiental pela Lei n° 9.605/98, que prevê de 3 meses a 1 anos, tanto em propriedades privadas como públicas. Ainda de acordo com a Lei n°12.408/2011, a pichação em monumentos ou prédios tombados tem pena de 6 meses a um ano de detenção e multa.