Depois de ficar uma semana sem perícias médicas após o retorno do atendimento presencial, a agência do (Instituto Nacional do Seguro Social) do Horto Florestal de Campo Grande tem o atendimento normalizado. Ontem (22), estavam agendadas 210 perícias após um profissional ter faltado ao serviço na segunda-feira (21).

Já na manhã desta quarta-feira (23), apesar da fila longa, os atendimentos estavam rápidos. Foi o caso de Antônio Cardoso, 48 anos, que esperou por 5 minutos. Ele havia marcado o horário no fim da tarde de ontem.

Outra segurada que marcou a perícia ontem foi Andreia Ceboldi, 43, que agendou pelo site.

À reportagem, a assessoria do INSS, em , não informou os dados sobre o número de peritos disponíveis hoje nem a quantidade de agendamentos marcados.

Conforme informações do portal do INSS, estão realizando perícia seis agências de : , Aquidauana, Campo Grande (Horto Florestal), Cassilândia, e Três Lagoas.

perícias do INSS
Antônio Cardoso esperou 5 minutos na fila até ser atendido. (Foto: Henrique Arakaki, Midiamax)

Exigências

Segundo normas expedidas pelo , as pessoas que forem às agências devem usar máscaras. Elas devem ter a temperatura corporal aferida por meio de termômetro infravermelho. Se for constatada temperatura acima de 37,5 graus, o segurado não poderá nem sequer entrar na agência e ainda será orientado a procurar um serviço médico.

As orientações incluem chegar pouco antes do horário marcado, para evitar a formação de filas, e manter o distanciamento mínimo de um metro entre as pessoas.

Serviços que poderão ser realizados presencialmente:

  • Cumprimento de exigência;
  • Avaliação social;
  • Justificação administrativa ou social (caso em que a pessoa precisa levar um documento para comprovar tempo de serviço que não está no cadastro oficial);
  • Reabilitação profissional;
  • Perícia médica.

Confira como agendar a perícia

O agendamento pode ser feito pelo telefone 135 ou Meu INSS, disponível para ser acessado pela internet do computador ou pelo aplicativo para celular nas versões Android e IOS.

Para conhecer a ferramenta, digite o endereço meu.inss.gov.br ou instale o aplicativo Meu INSS no celular. Depois é preciso fazer um cadastro e obter uma senha.

Antes de agendar é necessário solicitar o benefício. Confira o passo a passo:

  • Acesse a Página do Meu INSS (internet ou App);
  • Após o Login vá até a opção “Agende sua Perícia” no menu esquerdo;
  • Clique em “Agendar Novo”;
  • Acompanhe o pedido em “Resultado de requerimento/Benefício por incapacidade”;
  • Compareça na data marcada para a Perícia.