O segundo dia de perícias do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) após a retomada dos trabalhos dos médicos tem equipe completa e atendimento aos segurados que ‘deram de cara’ na segunda-feira (21), na agência do Horto Florestal, em Campo Grande. Para esta terça-feira (22), estão marcados 210 atendimentos na unidade.
Isso porque ontem, o primeiro dia de retomada da classe, que estava em queda de braço com o órgão para garantir melhores condições sanitárias, teve a falta de um profissional. Então, segundo a assessoria do INSS, 10 pessoas não conseguiram atendimento. Muitas delas remarcaram na hora e compareceram hoje para a perícia.
É o caso de Senira Miranda, 50 anos, que passou duas horas na fila, na segunda-feira, e quando chegou a vez de ser atendida, descobriu que o médico que estava designado para atende-la havia faltado. Ela remarcou o agendamento pelo aplicativo e conseguiu ser periciada.
Ter que voltar à agência e enfrentar a fila novamente não foi uma tarefa fácil para Paulo Espíndola, 29, que sofreu um acidente e precisa utilizar muletas para se locomover. Ele só foi avisado que não havia médico para atende-lo na agência. Assim, teve que remarcar e voltar nesta terça-feira (22), quando conseguiu o atendimento.


Já Catarina dos Santos, 53, marcou ontem pelo telefone e aguardou cerca de 30 minutos na fila até ser atendida nesta terça-feira.
Fátima Portilho, 63, é outra segurada que seria atendida pelo médico que faltou na segunda-feira. Ela disse à reportagem que ninguém a informou sobre a ausência do profissional, então, teve que remarcar para essa terça-feira. Ela aguardou alguns minutos na fila e logo foi periciada.

Interior
Além da Capital, estão realizando o serviço de perícia as agências de Cassilândia, Três Lagoas, Aquidauana e Aparecida do Taboado. Por não ter condições de cumprir decretos municipais, a unidade de Dourados, que conta com efetivo de 20 médicos, ainda não está com o serviço disponível.
Exigências
Segundo normas expedidas pelo governo federal, as pessoas que forem às agências devem usar máscaras. Elas devem ter a temperatura corporal aferida por meio de termômetro infravermelho. Se for constatada temperatura acima de 37,5 graus, o segurado não poderá nem sequer entrar na agência e ainda será orientado a procurar um serviço médico.
As orientações incluem chegar pouco antes do horário marcado, para evitar a formação de filas, e manter o distanciamento mínimo de um metro entre as pessoas.

Serviços que poderão ser realizados presencialmente:
- Cumprimento de exigência;
- Avaliação social;
- Justificação administrativa ou social (caso em que a pessoa precisa levar um documento para comprovar tempo de serviço que não está no cadastro oficial);
- Reabilitação profissional;
- Perícia médica.
Confira como agendar a perícia
O agendamento pode ser feito pelo telefone 135 ou Meu INSS, disponível para ser acessado pela internet do computador ou pelo aplicativo para celular nas versões Android e IOS.
Para conhecer a ferramenta, digite o endereço meu.inss.gov.br ou instale o aplicativo Meu INSS no celular. Depois é preciso fazer um cadastro e obter uma senha.
Antes de agendar é necessário solicitar o benefício. Confira o passo a passo:
- Acesse a Página do Meu INSS (internet ou App);
- Após o Login vá até a opção “Agende sua Perícia” no menu esquerdo;
- Clique em “Agendar Novo”;
- Acompanhe o pedido em “Resultado de requerimento/Benefício por incapacidade”;
- Compareça na data marcada para a Perícia.