O segundo dia de perícias do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) após a retomada dos trabalhos dos médicos tem equipe completa e atendimento aos segurados que ‘deram de cara' na segunda-feira (21), na agência do , em . Para esta terça-feira (22), estão marcados 210 atendimentos na unidade.

Isso porque ontem, o primeiro dia de retomada da classe, que estava em queda de braço com o órgão para garantir melhores condições sanitárias, teve a falta de um profissional. Então, segundo a assessoria do INSS, 10 pessoas não conseguiram atendimento. Muitas delas remarcaram na hora e compareceram hoje para a perícia.

É o caso de Senira Miranda, 50 anos, que passou duas horas na fila, na segunda-feira, e quando chegou a vez de ser atendida, descobriu que o médico que estava designado para atende-la havia faltado. Ela remarcou o agendamento pelo aplicativo e conseguiu ser periciada.

Ter que voltar à agência e enfrentar a fila novamente não foi uma tarefa fácil para Paulo Espíndola, 29, que sofreu um acidente e precisa utilizar muletas para se locomover. Ele só foi avisado que não havia médico para atende-lo na agência. Assim, teve que remarcar e voltar nesta terça-feira (22), quando conseguiu o atendimento.

Em Campo Grande, perícia do INSS tem 210 atendimentos agendados após paralisação
Paulo Espíndola teve que retornar nesta terça-feira para conseguir realizar perícia médica (Foto: Henrique Arakaki, Midiamax)
Em Campo Grande, perícia do INSS tem 210 atendimentos agendados após paralisação
Paulo sofreu acidente e precisa de muletas para se locomover (Foto: Henrique Arakaki, Midiamax)

 

 

 

 

 

 

 

Já Catarina dos Santos, 53, marcou ontem pelo telefone e aguardou cerca de 30 minutos na fila até ser atendida nesta terça-feira.

Fátima Portilho, 63, é outra segurada que seria atendida pelo médico que faltou na segunda-feira. Ela disse à reportagem que ninguém a informou sobre a ausência do profissional, então, teve que remarcar para essa terça-feira. Ela aguardou alguns minutos na fila e logo foi periciada.

Em Campo Grande, perícia do INSS tem 210 atendimentos agendados após paralisação
Fátima Portilho não foi atendida na segunda-feira e precisou remarcar para essa terça. (Foto: Henrique Arakaki, Midiamax)

Interior

Além da Capital, estão realizando o serviço de perícia as agências de , , Aquidauana e Aparecida do Taboado. Por não ter condições de cumprir decretos municipais, a unidade de Dourados, que conta com efetivo de 20 médicos, ainda não está com o serviço disponível.

Exigências

Segundo normas expedidas pelo , as pessoas que forem às agências devem usar máscaras. Elas devem ter a temperatura corporal aferida por meio de termômetro infravermelho. Se for constatada temperatura acima de 37,5 graus, o segurado não poderá nem sequer entrar na agência e ainda será orientado a procurar um serviço médico.

As orientações incluem chegar pouco antes do horário marcado, para evitar a formação de filas, e manter o distanciamento mínimo de um metro entre as pessoas.

Em Campo Grande, perícia do INSS tem 210 atendimentos agendados após paralisação
Pessoas mantendo distanciamento na fila de espera. (Foto: Henrique Arakaki, Midiamax)

Serviços que poderão ser realizados presencialmente:

  • Cumprimento de exigência;
  • Avaliação social;
  • Justificação administrativa ou social (caso em que a pessoa precisa levar um documento para comprovar tempo de serviço que não está no cadastro oficial);
  • Reabilitação profissional;
  • Perícia médica.

Confira como agendar a perícia

O agendamento pode ser feito pelo telefone 135 ou Meu INSS, disponível para ser acessado pela internet do computador ou pelo aplicativo para celular nas versões Android e IOS.

Para conhecer a ferramenta, digite o endereço meu.inss.gov.br ou instale o aplicativo Meu INSS no celular. Depois é preciso fazer um cadastro e obter uma senha.

Antes de agendar é necessário solicitar o benefício. Confira o :

  • Acesse a Página do Meu INSS (internet ou App);
  • Após o Login vá até a opção “Agende sua Perícia” no menu esquerdo;
  • Clique em “Agendar Novo”;
  • Acompanhe o pedido em “Resultado de requerimento/Benefício por incapacidade”;
  • Compareça na data marcada para a Perícia.