Um documento do CREF11/ (Conselho Regional de de ),  assinado pelo presidente da categoria, Joacyr Lima de Oliveira Junior, pede que a Prefeitura de apresente estudo técnico que confirme a contaminação de covid-19 nas academias de .

Segundo o CREF11/MS, a administração municipal precisa fundamentar a decisão tomada na elaboração do decreto que proibiu a partir desta sexta-feira (10),  a abertura de academias de ginástica, estúdios e similares, bem como bares, conveniências e tabacarias. A medida teria como objetivo, segundo, ajudar evitar propagação do vírus.

“O referido estudo estabelecerá critérios científicos específicos e técnicos, que possibilitarão que as decisões do município contemplem o princípio da razoabilidade, a fim de evitar medidas drásticas e desnecessárias que causem sérios impactos financeiros, tais como o fechamento dos estabelecimentos, conforme ocorrido no mês de março do corrente ano sem fundamento técnico e científico” , explica um trecho do documento.

Segundo a entidade, “estudos comprovam que a atividade física, especialmente em ambientes arejados, ajuda a fortalecer o sistema imunológico, o que faz com o que o corpo produza respostas mais rápidas e eficazes a organismos invasores, caso do Covid-19, portanto é importante que todos mantenham seus níveis de atividade física regular”.

Diante da não existência de estudo técnico que confirme a contaminação da doença nas academias, o Conselho Regional de Educação Física recomenda que seja mantido o funcionamento dos estabelecimentos.