Um vídeo que circula nas mostra uma moradora da cidade de Santa Fé do Sul (SP) em visita as cataratas de Foz do Iguaçu (PR), ela denuncia que a (Empresa de Saneamento de Mato Grosso do Sul) estaria despejando sem tratamento no Rio Paraná. O presidente da empresa de saneamento, Walter Carneiro, alega, nesta sexta-feira (31), que a situação não procede e que 100% do esgoto que é coletado está dentro das normas ambientais.

A mulher que aparece no vídeo, até então sem identificação, usa uma camiseta branca com a escrita “SOS Rio Paraná” e diz que recebeu diversas ligações de moradores de informando que a saneadora de MS joga o esgoto sem o devido tratamento no Rio Paraná. “Depois de duas audiências públicas contra o esgoto no rio, contra esse emissário final no rio, depois de seis moções de repúdio das cidades que estão a beira do rio, a saneadora ainda insiste em jogar o esgoto sem tratamento. To aqui indignada”, argumenta a mulher no vídeo.

Walter Carneiro, questionado sobre o assunto, explicou durante sua participação na audiência pública sobre a Sanesul, que o relato da mulher está equivocado e o esgoto que é coletado para destinar ao afluente do rio está previamente licenciado dentro das normas ambientais e apto à receber os resíduos.

“Em Aparecida do Taboado nós estamos com um grande projeto de ampliação, primeiro da estação de tratamento e da rede coletora de esgoto. Por muitos anos o esgoto era destinado no córrego Rondinha, e além da Sanesul outras empresas também faziam depósito ali. Para mudar, com toda a licença e autorização, destinaram para o Rio Paraná”, explica.

O presidente ainda informou que no Rio paraná há um emissário – plataforma para descarte de resíduos – com mais de 250 metros e um afluente com volume de água que aceita, trata e dilui de maneira produtiva, não deixando rejeito de poluição.

“Em Santa Fé do Sul, cidade da mulher do vídeo, lá o tratamento é diferente, lá sim é lançado de forma direta, mas aqui é 100% tratado e está dentro dos padrões da lei”, finalizou.