Pular para o conteúdo
Cotidiano

Após denúncias de esgoto jogado em rio, Sanesul diz que resíduos são tratados

Um vídeo que circula nas redes sociais mostra uma moradora da cidade de Santa Fé do Sul (SP) em visita as cataratas de Foz do Iguaçu (PR), ela denuncia que a Sanesul (Empresa de Saneamento de Mato Grosso do Sul) estaria despejando esgoto sem tratamento no Rio Paraná. O presidente da empresa de saneamento, Walter […]
Arquivo -
(Foto: Marcos Ermínio
(Foto: Marcos Ermínio

Um vídeo que circula nas mostra uma moradora da cidade de Santa Fé do Sul (SP) em visita as cataratas de Foz do Iguaçu (PR), ela denuncia que a (Empresa de Saneamento de Mato Grosso do Sul) estaria despejando sem tratamento no Rio Paraná. O presidente da empresa de saneamento, Walter Carneiro, alega, nesta sexta-feira (31), que a situação não procede e que 100% do esgoto que é coletado está dentro das normas ambientais.

A mulher que aparece no vídeo, até então sem identificação, usa uma camiseta branca com a escrita “SOS Rio Paraná” e diz que recebeu diversas ligações de moradores de informando que a saneadora de MS joga o esgoto sem o devido tratamento no Rio Paraná. “Depois de duas audiências públicas contra o esgoto no rio, contra esse emissário final no rio, depois de seis moções de repúdio das cidades que estão a beira do rio, a saneadora ainda insiste em jogar o esgoto sem tratamento. To aqui indignada”, argumenta a mulher no vídeo.

Walter Carneiro, questionado sobre o assunto, explicou durante sua participação na audiência pública sobre a Sanesul, que o relato da mulher está equivocado e o esgoto que é coletado para destinar ao afluente do rio está previamente licenciado dentro das normas ambientais e apto à receber os resíduos.

“Em Aparecida do Taboado nós estamos com um grande projeto de ampliação, primeiro da estação de tratamento e da rede coletora de esgoto. Por muitos anos o esgoto era destinado no córrego Rondinha, e além da Sanesul outras empresas também faziam depósito ali. Para mudar, com toda a licença e autorização, destinaram para o Rio Paraná”, explica.

O presidente ainda informou que no Rio paraná há um emissário – plataforma para descarte de resíduos – com mais de 250 metros e um afluente com volume de água que aceita, trata e dilui de maneira produtiva, não deixando rejeito de poluição.

“Em Santa Fé do Sul, cidade da mulher do vídeo, lá o tratamento é diferente, lá sim é lançado de forma direta, mas aqui é 100% tratado e está dentro dos padrões da lei”, finalizou.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Grêmio se garante nos playoffs e Vasco se complica na Copa Sul-Americana

Preso assaltante que espancou e roubou idoso em Três Lagoas

Fortaleza só empata com o Bucaramanga e adia classificação na Libertadores

Pane deixou sistemas do Governo do Estado indisponíveis nesta terça

Notícias mais lidas agora

Barroso dá ‘puxão de orelha’ e mantém ação de R$ 500 milhões contra o Consórcio Guaicurus

Na presença de acusado, testemunhas são ouvidas em caso de corredora atropelada em Campo Grande

Namorado é preso suspeito de feminicídio após mulher desaparecer em rio de MS

PGR pede ao STF que condene os irmãos Brazão pelo assassinato de Marielle

Últimas Notícias

Brasil

Lula confirma presença em velório de Pepe Mujica

Ainda na China, onde cumpre visita oficial, o presidente concedeu uma entrevista coletiva

Trânsito

Motorista fica ferido em tombamento de carregada com gado na MS-436

O motorista foi socorrido com ferimentos graves ao hospital

Brasil

País passa a contar com selos de rastreabilidade de plásticos

Os selos se baseiam na plataforma Recircula Brasil

Polícia

Motorista por aplicativo que expôs adolescente na internet é condenado a pagar indenização

Motorista publicou nas redes sociais a imagem da adolescente