Pular para o conteúdo
Cotidiano

Após décadas aguardando demarcação, terra da aldeia Ofayé-Xavante é demarcada em MS

Três após famílias indígenas da etnia Ofayé-Xavante ocuparem parte de fazenda no município de Brasilândia, cidade a 355 quilômetros de Campo Grande, foi determinado a demarcação da terra para a aldeia. Os indígenas da etnia aguardavam demarcação há mais de 30 anos. A Funai (Fundação Nacional do Índio) realizou o georreferenciamento nesta sexta-feira (4), regularizando […]
Arquivo -

Três após famílias indígenas da etnia Ofayé-Xavante ocuparem parte de fazenda no município de Brasilândia, cidade a 355 quilômetros de Campo Grande, foi determinado a demarcação da terra para a aldeia. Os indígenas da etnia aguardavam demarcação há mais de 30 anos.

A (Fundação Nacional do Índio) realizou o georreferenciamento nesta sexta-feira (4), regularizando as terras da aldeia e da Reserva Indígena Ofayé-Xavante, em um total de 2.421 hectares. Com a demarcação, as áreas tornaram-se aptas para o registro em cartório.

O cacique da Ofayé, Marcelo Ofayé, comemorou o avanço. “Recebemos essa equipe vinda de para darmos continuidade a um processo que, ao longo de 30 anos, estava engavetado na Funai. Quase não tínhamos a esperança de ver isso concluído. Hoje, nós temos o privilégio de ver a conclusão da demarcação do nosso território. Isso para gente é uma satisfação imensa, uma alegria muito forte”, relata o cacique.

O coordenador regional José Resina Fernandes, da unidade da Funai em , destacou que o trabalho possui grande importância para os povos da região. “Os índios aguardam há muito tempo esse processo de georreferenciamento e, consequentemente, a regularização em cartório, junto ao Incra e às instituições federais”, afirma.

A Funai disse que a demarcação vai proporcionar segurança jurídica para a aldeia e aos proprietários rurais vizinhos, após ocupação ir parar na Justiça em 2017. “Visto que ambos terão certeza sobre os limites e a extensão de cada território”, explica o coordenador-geral de Geoprocessamento da Funai, Evandro Marcos Biesdorf.

Além disso, a Terra Indígena passa a ter os requisitos para a certificação de sua área no Sigef (Sistema de Gestão Fundiária), conforme a Lei 10.267/2001, sendo incorporada na base cadastral de rurais brasileira.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Tênis: Bia Haddad é eliminada do US Open

Foragida há 18 anos da Justiça de SP, ‘Camaleoa’ é presa em MS

Yago Dora impõe soberania nas ondas de Fiji e é campeão mundial pela primeira vez

VíDEO: três são baleados durante ataques em sequência

Notícias mais lidas agora

consórcio guaicurus

Município recorre contra tarifa de R$ 7,79 do ônibus e diz que Justiça suspendeu aumento

Ex-funcionário detalha venda casada de seguro em lojas Pernambucanas de MS: ‘Cliente assina sem saber’

Relíquia de Carlo Acutis é exposta em missa que antecede canonização

Eliminatórias: Brasil inicia preparação para jogo contra o Chile

Últimas Notícias

Polícia

PF pede inclusão de foragidos de ação contra PCC na lista da Interpol

Os oito foragidos escaparam ao cumprimento de 14 mandados judiciais de prisão

Polícia

Identificado homem que morreu ao passar mal no Tiradentes

Os militares ainda tentaram reanimá-lo

Brasil

CPMI do INSS aumenta ritmo de sessões e já quer ouvir ex-ministro de Lula na próxima semana

A ideia é aumentar o ritmo dada "a grande quantidade de material"

Polícia

Polícia identifica responsáveis por cão que atacou idoso

Vítima foi mordida na região do rosto