A UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul), anunciou nesta sexta-feira (20), a reabertura dos espaços esportivos e do Glauce Rocha, após 8 meses fechados por conta da pandemia de coronavírus.

De acordo com a universidade, as aulas continuam na modalidade remota até 2021. Neste sábado (21), o teatro recebe a ‘Vem pra UFMS'. Em nota, a unidade explicou que as aulas continuam remotas, e a liberação irá permitir a promoção da saúde com a prática de esportes. Os locais liberados: pista de atletismo, piscina e as quadras para prática de basquetebol e voleibol.

“Planejamos a abertura dos espaços esportivos e científicos, mas sempre observando as condições e limites estabelecidos no plano de biossegurança. Temos muitos espaços que por meio de uma utilização racional podem atender a comunidade acadêmica e o público em geral”, disse o pró-reitor de Extensão, Cultura e Esporte Marcelo Fernandes.

Durante a semana, os espaços terão livre acesso apenas com agendamento prévio com mínima de 24 horas, feito por e-mail [email protected], contendo o nome completo, CPF, RGA/Siape, telefone, qual espaço a ser reservado, data de reserva e horário.

“O uso será autorizado seguindo as recomendações do protocolo de biossegurança da Universidade e restrito ao treinamento de fundamentos técnicos esportivos individuais, não sendo permitido treinamento coletivo. Também devem ser seguidas recomendações como número máximo de usuários, distanciamento e uso de durante utilização do espaço”, explicou a professora Sarita Bacciotti.

Confira os horários:

Pista de atletismo: de segunda às sextas-feiras, das 7h às 11h e das 13h às 17h, com uso liberado apenas para servidores e estudantes;

Piscina: de terça-feira a sábado, das 7h às 11h e das 13h às 17h;

Quadras: de terça e sexta-feira, das 13h às 17h e das 18h às 22h, estando liberadas para uso da comunidade externa aos sábados, das 8h às 17h, e domingos, das 8h às 12h;

Esplanada do Morenão: durante as manhãs de sábado e domingo, das 8h às 12h.

Atividades

Além de poder utilizar as quadras, a comunidade externa também poderá participar de atividades lúdicas, recreacionais, exposição e brincadeiras científicas a serem realizadas no Teatro Glauce Rocha e na esplanada do Morenão (em frente à rampa do Estádio) aos fins de semana.

Segundo o pró-reitor, essa programação dever acontecer durante todo o dia no sábado e nas manhãs de domingo. “Também queremos fomentar o espaço convidando a comunidade a estar ali e participar da programação, que será conduzida de forma a resguardar a segurança e saúde de todos”, acrescenta Marcelo.