Foram cerca de 72 horas de agonia que terminaram na manhã desta quinta-feira (3), quando, com o apoio de uma escavadeira, dois filhotes de cachorro foram resgatados de um bueiro no , região norte de . A história, documentada por ONGs e vizinhos, começou com a descoberta de um garoto de 10 anos, que acabou por mobilizar Corpo de Bombeiros, Guarda Municipal, Secretaria Municipal de Infrastrutura e a Subsecretaria de Bem-Estar Animal de Campo Grande, entre outros.

Os filhotes –um macho e uma fêmea– têm cerca de 50 dias e foram retirados desidratados do local, ainda assustados, encaminhados para resgatantes.

Conforme os relatos, Ariel, 10 anos, foi o primeiro a ouvir um latido contínuo vindo de um bueiro ainda em 31 de agosto. O menino avisou a mãe e esta encaminhou o apelo, que chegou a grupos de proteção animal via WhatsApp até que, em 2 de setembro, a Guarda Municipal encaminhou equipe da Patrulha Ambiental, acionada por volta das 23h.

O problema é que a equipe não conseguiu chegar aos cães, e pediu apoio dos bombeiros –que também não puderam agir por já ser noite. A avaliação era de que seria necessária uma escavadeira para complementar o resgate.

A Subsecretaria de Bem-Estar Animal, por seu turno, acionou a Sisep, que disponibilizou o equipamento pesado. Na manhã desta quinta-feira, os trabalhos tiveram início a partir de uma escavação lateral ao bueiro. Somente depois de o poço de verificação ser acessado, foi possível entrar no local.

“Para entrar no bueiro foi preciso até mesmo usar equipamento respiratório por ser um ambiente asfixiante”, relatou o tenente Lopes, do Corpo de Bombeiros. O trabalho acabou sendo um sucesso. Confira abaixo o vídeo do resgate:

Voluntária de proteção animal, Marinete Freitas acompanhou a ação e se prontificou a acolher os dois cãezinhos, sob acompanhamento da Gerência de Urgência e Resgate Animal da Subsecretaria. Assim que estiverem totalmente recuperados, eles devem ser encaminhados para adoção.

A notícia do resgate foi comemorada nas redes sociais. Na página oficial da ONG Abrigo dos Bichos, relato de Kamila Mirele, que havia postado inicialmente sobre o caso, comemorava o resultado.

“Mobilizamos um grupo de WhatsApp com mais de 200 pessoas e todos lutamos por essas duas vidas”, relatou, contando a saga do início dos primeiros áudios e dos compartilhamentos até a conclusão do resgate, incluindo o contato do município prometendo o apoio.

A Subsecretaria de Bem-Estar Animal pede que pessoas que desejem registrar denúncias de abandono ou maus-tratos contra animais que o façam pelo telefone 153, da Guarda Municipal.