Pular para o conteúdo
Cotidiano

Animais de estimação podem adoecer e transmitir coronavírus? Veterinário responde

Os animais podem ser infectados pelo novo coronavírus? Se contaminados, podem transmitir a doença aos seres humanos? Essas são algumas das perguntas que surgiram junto com a chegada do vírus no mundo, principalmente após notícias veiculadas pela imprensa sobre casos de animais que testaram positivo para a Covid-19. De acordo com o médico veterinário Fernando […]
Arquivo -
Imagem ilustrativa. (Foto: Reprodução
Imagem ilustrativa. (Foto: Reprodução

Os animais podem ser infectados pelo novo ? Se contaminados, podem transmitir a doença aos seres humanos? Essas são algumas das perguntas que surgiram junto com a chegada do vírus no mundo, principalmente após notícias veiculadas pela imprensa sobre casos de animais que testaram positivo para a .

De acordo com o médico veterinário Fernando Zacchi, assessor da presidência do Conselho Federal de Medicina Veterinária, não existem evidências de que cães e gatos possam ser infectados e transmitir a doença para outros animais ou humanos.

Segundo ele, o que se sabe até agora é que foi encontrada a partícula viral em animais que tiveram contato com pessoas que testaram positivo. Zacchi destacou ainda que os animais, principalmente os domésticos, não têm um papel importante na cadeia epidemiológica da Covid-19. E afirmou que a única certeza até o momento é que a doença se transmite de humano para humano.

“O fato de ele testar positivo não significa que ele tem capacidade de nos transmitir. Só significa que foi encontrada partícula viral. Com relação a animais de não existe recomendação específica, até porque o caso que se relatou, do zoológico do Bronx, da tigresa, foi feito o teste em razão de ter uma pessoa que estava positiva, e os animais apresentavam sintomas respiratórios. Hoje, epidemiologicamente, eles não representam um risco significativo”.

No entanto, o Conselho Federal de Medicina Veterinária recomenda aos donos de pet o mesmo cuidado de higiene e distanciamento social. Leve seu bichinho de estimação para a rua apenas em casos de necessidade, e ao chegar do passeio, faça higienização das patas.

O veterinário Fernando Zacchi também faz outra recomendação, caso a residência tenha uma pessoa com suspeita ou confirmação de coronavírus.

“Que essa pessoa não tenha acesso aos animais, principalmente quando moram outras pessoas na mesma residência. Se a pessoa que está doente tossir em cima do animal, ou às vezes falar próximo, ela pode, eventualmente, expelir partículas do vírus. E se esse animal for abraçado, tiver contato com outra pessoa, através do pelo ele pode transmitir uma partícula viral”.

Por fim, o médico-veterinário reforça que, hoje, os animais domésticos não representam perigo em relação ao coronavírus.

“Não há motivo para pânico e, principalmente, não há motivo para que se aumente o abandono dos animais na rua e acabe provocando um problema ainda maior”.

Cientistas ainda estudam a origem do novo coronavírus. Existe a hipótese de que a doença teria se originado a partir de morcegos em contato com animais do mercado da China, mas esta teoria ainda não foi comprovada cientificamente.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Adolescente teve que pular portão para fugir de subtenente da PM durante perseguição em Campo Grande

TCE-MS vai avaliar se Consórcio Guaicurus cumpriu acordo para melhorar transporte coletivo

Arte pedindo veto da ‘PL da Devastação’ será instalada em cruzamento de Campo Grande

Pai do jovem não gostou da reclamação

DF: Mulher é presa em flagrante por agredir idosa

Notícias mais lidas agora

Empresário denuncia ‘prefeito influencer’ de Ivinhema por suspeita de fraude em licitação

Consórcio Guaicurus ameaça atrasar salários se não receber R$ 8,4 milhões da Prefeitura

Adolescente teve que pular portão para fugir de subtenente da PM durante perseguição em Campo Grande

Defesa Civil reforça cuidados contra incêndios na estiagem após fogo atingir aterro no Noroeste 

Últimas Notícias

Mundo

Trump indica retaliar Canadá por reconhecimento sobre Estado palestino

Canadá é o segundo maior parceiro comercial dos EUA

Cotidiano

Inscrições para participar do Desfile Cívico de Campo Grande terminam 15 de agosto

Ato será realizado no dia 26 de agosto, em celebração aos 126 anos da Capital

Trânsito

Motorista morreu em acidente na BR-163 ao fazer conversão para entrar em bairro de Campo Grande

Acidente aconteceu no macroanel, no trevo que dá acesso ao bairro Chácara das Mansões, em Campo Grande

Brasil

CE: Criança morre após cair do quarto andar do prédio em que morava

Criança estava sozinha no quarto quando caiu