Os alunos do em Mato Grosso do Sul ficaram abaixo da média em dois critérios de educação conforme resultado do Saeb (Sistema de Avaliação da Educação Básica) divulgados nesta quarta-feira (4) pelo MEC (Ministério da Educação) e o Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais). A pesquisa foi realizada de forma amostral em 2019.

De acordo com o levantamento, os alunos da 2ª série do ensino fundamental atingiram pontuação de 733,48 na matéria de , enquanto a nacional é 750. Dentro do Centro-Oeste, MS também é o estado que menos pontuou, ficando atrás de Mato Grosso, Goiás e Distrito Federal.

Outra matéria que os alunos participantes do Seab não chegaram a alcançar a média nacional de 750 pontos, foi em língua portuguesa, ficando com 732,93 pontos. Dez Estados obtiveram resultados acima da média nacional, de 750 pontos. Esses Estados são: Ceará, São Paulo, Espírito Santo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Paraná, Rio Grande do Sul, , Goiás e o Distrito Federal.

Os alunos do 9º ano também não conseguiram chegar ao quantitativo nacional nas matérias de ciências humanas. Os alunos em MS marcaram 246,99 pontos, enquanto a média do país é 250.

Em três quesitos os alunos do estado conseguiram atingir pontuação acima da média. Os alunos do 3° ano conseguiram superar a média nacional em matemática e língua portuguesa, atingindo 283,6 e 283 respectivamente. A média nacional para as matérias são 277,3 e 278,4.

1 em cada 4 alunos do 2º ano não escreve palavra de três sílabas

De acordo com o levantamento, onde 5,6 milhões de estudantes participaram, um em cada quatro alunos da 2ª série do ensino fundamental (com 7 anos de idade) não sabe escrever de forma correta uma palavra de três sílabas a partir de um ditado. A pesquisa ainda mostra que 27,5% dos estudantes do país estão nos níveis 1, 2 e 3 de desempenho (em uma escala de 1 a 8) ou abaixo até do nível 1.

O levantamento indicou que 17,8% dos alunos estão no nível 4 – em que são capazes, por exemplo, de escrever palavras trissílabas ou localizam informações explícitas no final de um texto muito curto – e 55% estão nos níveis de 5 a 8 (de maior desempenho em leitura e escrita).

Já em Matemática, os resultados para o 2ª série do ensino fundamental indicam que metade está nos níveis de 1 a 4 (em uma escala de 1 a 8) ou abaixo até do nível mínimo. Alunos com esse desempenho não são capazes, por exemplo, de identificar, em um calendário de determinado mês, o dia da semana em que o mês se inicia.

O Saeb vem sendo aplicado para estudantes do 5º e 9º ano do ensino fundamental e para o 3º ano do médio. Os resultados das provas, juntamente com as taxas de aprovação, reprovação e abandono compõem o Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica).

Alavancar os indicadores de alfabetização é apontado pelo governo Jair Bolsonaro como uma prioridade. A gestão demonstra predileção pelo método fônico de alfabetização – que dá ênfase no som das letras – e aposta em um programa que incentiva a leitura para crianças pelos pais, em casa.

O estudo completo pode ser acessado aqui.