Cotidiano

Alunos de Campo Grande estão na final da disputa nacional de projetos de saneamento

Dois estudantes da rede pública de Campo Grande estão na final do projeto nacional sobre saneamento, chamado de “Pioneiros”. O projeto finalista é sobre a reutilização da água do ar condicionada. A dupla recebeu o troféu de finalistas na concessionária de água da capital. Alunos da escola estadual Professor Silvio Oliveira dos Santos, os dois […]

Carolina Rocha Publicado em 16/12/2020, às 17h08

Dupla de alunos finalistas do projeto nacional de saneamento. Foto: Águas Guarirobas
Dupla de alunos finalistas do projeto nacional de saneamento. Foto: Águas Guarirobas - Dupla de alunos finalistas do projeto nacional de saneamento. Foto: Águas Guarirobas

Dois estudantes da rede pública de Campo Grande estão na final do projeto nacional sobre saneamento, chamado de “Pioneiros”. O projeto finalista é sobre a reutilização da água do ar condicionada. A dupla recebeu o troféu de finalistas na concessionária de água da capital.

Alunos da escola estadual Professor Silvio Oliveira dos Santos, os dois finalistas são Luiz Diego Brito e Maria Vitória Acosta Ribeiro. Durante a elaboração, foram realizadas 12 reuniões e palestras online com gestores da concessionária. O objetivo do projeto foi de aprofundar o conhecimento dos jovens do ensino médio da rede pública sobre o mercado de trabalho, as diferentes áreas e serviços de infraestrutura e saneamento. O projeto é uma parceria com a (SED/MS) Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso do Sul.

A última fase foi o projeto com tema “ações sustentáveis e de saneamento”, com isso a dupla organizava uma apresentação e o trabalho selecionado seria o finalista. Com isso, seguem para a seletiva nacional, onde este projeto disputará com outras unidades participantes.

“É muito gratificante reconhecer a participação dos alunos e premiar os melhores projetos. Foram três meses entre palestras e elaboração do projeto. Durante este período os alunos tiveram a oportunidade de conhecer a empresa e diversas oportunidades de carreira na área do saneamento básico. Essa foi a primeira edição e já tivemos uma boa procura, graças à parceria com a SED/MS e o apoio do coordenador do ensino médio Davi Santos Oliveira.  Hoje finalizamos a penúltima etapa do projeto, onde revelamos a dupla com o melhor projeto. Esse projeto será encaminhado para São Paulo onde concorrerá com mais projetos na etapa Nacional”, destacou o gerente regional de projetos sociais da Águas Guariroba, Willian Carvalho.

O finalista Luiz Diego Brito comenta da experiência de acompanhar e poder desenvolver algo que fosse inovador e também benefício para as ações sustentáveis “Desde o começo tivemos o pensamento voltado para a inovação. Também fizemos mudanças ao longo do desenvolvimento do projeto e isso foi uma grande experiência para nós. Além disso pudemos acompanhar o trabalho de tratamento de água, o que nos ajudou a entender que o tema que estávamos desenvolvendo era de grande relevância”, disse Luiz.

“O acompanhamento dos tutores e as palestras em cada reunião nos ajudou muito com o tema do projeto. Sempre tivemos como objetivo desenvolver algo que ajudasse a população, e conseguimos essa oportunidade participando do programa. É uma iniciativa importante e que ajuda a contribuir com as necessidades da sociedade”, afirmou Maria Vitória.

Jornal Midiamax