Dois estudantes da rede pública de estão na final do projeto nacional sobre saneamento, chamado de “Pioneiros”. O projeto finalista é sobre a reutilização da água do ar condicionada. A dupla recebeu o troféu de finalistas na concessionária de água da capital.

Alunos da escola estadual Professor Silvio Oliveira dos Santos, os dois finalistas são Luiz Diego Brito e Maria Acosta Ribeiro. Durante a elaboração, foram realizadas 12 reuniões e palestras online com gestores da concessionária. O objetivo do projeto foi de aprofundar o conhecimento dos jovens do ensino médio da rede pública sobre o mercado de trabalho, as diferentes áreas e serviços de e saneamento. O projeto é uma parceria com a (SED/MS) Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso do Sul.

A última fase foi o projeto com tema “ações sustentáveis e de saneamento”, com isso a dupla organizava uma apresentação e o trabalho selecionado seria o finalista. Com isso, seguem para a seletiva nacional, onde este projeto disputará com outras unidades participantes.

“É muito gratificante reconhecer a participação dos alunos e premiar os melhores projetos. Foram três meses entre palestras e elaboração do projeto. Durante este período os alunos tiveram a oportunidade de conhecer a empresa e diversas oportunidades de carreira na área do . Essa foi a primeira edição e já tivemos uma boa procura, graças à parceria com a SED/MS e o apoio do coordenador do ensino médio Davi Santos Oliveira.  Hoje finalizamos a penúltima etapa do projeto, onde revelamos a dupla com o melhor projeto. Esse projeto será encaminhado para São Paulo onde concorrerá com mais projetos na etapa Nacional”, destacou o gerente regional de projetos sociais da Águas Guariroba, Willian Carvalho.

O finalista Luiz Diego Brito comenta da experiência de acompanhar e poder desenvolver algo que fosse inovador e também benefício para as ações sustentáveis “Desde o começo tivemos o pensamento voltado para a inovação. Também fizemos mudanças ao longo do desenvolvimento do projeto e isso foi uma grande experiência para nós. Além disso pudemos acompanhar o trabalho de tratamento de água, o que nos ajudou a entender que o tema que estávamos desenvolvendo era de grande relevância”, disse Luiz.

“O acompanhamento dos tutores e as palestras em cada reunião nos ajudou muito com o tema do projeto. Sempre tivemos como objetivo desenvolver algo que ajudasse a população, e conseguimos essa oportunidade participando do programa. É uma iniciativa importante e que ajuda a contribuir com as necessidades da sociedade”, afirmou Maria Vitória.