Pular para o conteúdo
Cotidiano

Alta de 93%: Descaso com pandemia levou MS ao maior crescimento de mortes por coronavírus

Com uma alta de 93%, Mato Grosso do Sul é o estado com a maior variação na média de mortes por coronavírus. Dados do consórcio de veículos de imprensa apontam que a variação da média de casos dos 7 últimos dias em relação à média de duas semanas atrás em MS foi a maior do […]
Arquivo -

Com uma alta de 93%, é o estado com a maior variação na média de mortes por coronavírus. Dados do consórcio de veículos de imprensa apontam que a variação da média de casos dos 7 últimos dias em relação à média de duas semanas atrás em MS foi a maior do Brasil, sendo que em segundo lugar está a Paraíba com 92%. Para infectologista, o comportamento da população e das autoridades foi o que levou Mato Grosso do Sul a este pico de casos e mortes.

O pesquisador e infectologista da (Fundação Oswaldo Cruz) Julio Croda afirma que a pandemia de coronavírus não tem relação com o clima, como temperatura e umidade, ao contrário do que se acreditava no início. Afinal, o verão está chegando e MS atingiu o pior momento da pandemia de coronavírus.

Para Croda, o aumento de casos está diretamente relacionado com a população, que não tem tomado os cuidados necessários, e com as atitudes das autoridades. “Tem a ver com eleição, aglomeração, o não uso das máscaras e a falta do distanciamento”, aponta.

O pesquisador ainda ressalta que a pandemia de coronavírus não tem a ver com a imunidade de rebanho. “Veja que foi o epicentro da pandemia e agora acelera [em número de casos] novamente”, pontua.

Há dias Mato Grosso do Sul está entre os estados com as maiores altas de casos e mortes, segundo consórcio de veículos de imprensa. Na quarta-feira (16), dados mostraram que houve um aumento de 93%, na comparação da média dos 7 últimos dias em relação à média de duas semanas atrás. Porém, ainda nesta semana, MS chegou a registrar aumento de 157%.

Para o infectologista e pesquisador da Fiocruz, a única maneira de barrar o aumento de casos é que as pessoas tomem consciência e fiquem em casa, principalmente nesta época de festas de . Já as autoridades deveriam adotar medidas mais rígidas. “Aumentar toque de recolher para as 20 horas, cancelar a autorização para todos os eventos, independente do horário, suspender alvará e multa pesada para estabelecimentos comerciais que não respeitam as recomendações em relação às medidas preventivas”, lista Croda.

Orientações para reuniões de fim de ano

A Fiocruz organizou uma cartilha com orientações para reuniões no Natal e Ano Novo. A principal orientação é ficar em casa e celebrar apenas com as pessoas que já moram juntas. Se, mesmo assim, a população quiser se reunir com mais familiares, há orientações:

  • Use máscara sempre que não estiver comendo ou bebendo; 
  • Tenha um saco para guardar a máscara quando estiver comendo ou bebendo e a mantenha limpa e seca entre os usos; 
  • Tenha uma máscara limpa extra, para o caso de necessidade de troca (tempo de uso, umidade ou sujeira); 
  • Evite aglomerações e mantenha a distância de, pelo menos, 2 metros entre os participantes; 
  • Evite apertos de mão ou abraços; 
  • Dê preferência a locais abertos ou bem ventilados. Evite o uso de ar-condicionado; 
  • Lave as mãos com frequência durante o evento com água e sabão ou use álcool; 
  • Não compartilhe objetos, como talheres ou copos; 
  • Após tocar em objetos que estejam sendo compartilhados com outros convidados (ex: utensílios para servir a comida, jarras e garrafas), lave as mãos com água e sabão ou álcool.

Para quem vai receber convidados em casa, as dicas são as seguintes:

  • Limite o número de convidados de acordo com o tamanho do espaço, permitindo que as pessoas mantenham distância de 2 metros entre si; 
  • Oriente seus convidados a levarem suas próprias máscaras; 
  • Evite música alta para que as pessoas não tenham que gritar ou falar alto. Caso alguém esteja contaminado com o vírus, lançará um número maior de partículas virais no ambiente; 
  • Dê preferência a locais abertos ou bem ventilados. Evite o uso de ar condicionado; 
  • Não deixe que os convidados formem filas para serem servidos; 
  • Oriente os convidados a não se sentarem todos reunidos na hora da ceia. Organize espaços separados para pessoas que moram juntas; 
  • Tenha sabão e papel para secagem de mãos disponíveis no banheiro. Evite o uso de toalhas de pano; 
  • Disponibilize álcool em gel nos ambientes; 
  • Utilize lixeiras com pedais para que as pessoas descartem seus lixos sem precisar colocar as mãos na tampa. Lave as mãos após esvaziar a lata de lixo.

A cartilha da Fiocruz ainda reúne uma série de orientações, também para quem vai passar as festividades fora de casa e dicas para evitar transmissão do coronavírus no preparo dos alimentos. Confira a cartilha completa aqui.

(Com informações da Fiocruz)

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

1974 – Deputado assassinado em Chapada dos Guimarães

palmeiras

Palmeiras bate Grêmio com gol relâmpago, vence 3ª seguida no Brasileirão e cola no Cruzeiro

rio verde

Ultrapassagem teria causado colisão que deixou motorista em estado grave na BR-163

funcionários

Fiscalização não encontra vestígio de vazamento de amônia em frigorífico

Notícias mais lidas agora

Maracaju diz que indústria chinesa ‘abandonou’ crédito de R$ 1,4 milhão em ISSQN

Morre militar reformado atropelado em ciclovia na Avenida Duque de Caxias

‘Fruta do momento’: sítio na Capital produz morango há mais de 2 anos em cultivo orgânico

fortaleza

Fortaleza vence Red Bull Bragantino e dá passo importante na luta contra o rebaixamento

Últimas Notícias

MidiaMAIS

Autodidata, Jonir fez primeira obra aos 19, mas se considerava ‘artista de nascença’

Ao longo do mais de 50 anos de carreira, Jonir se dedicou a retratar principalmente o Pantanal em suas obras

Cotidiano

Quer se vacinar contra a gripe? Veja os locais de vacinação deste domingo

Prefeitura realiza plantão de vacinação em dois bairros da Capital

Polícia

Mulher é presa com quase 500 trouxinhas de drogas no Jardim Los Angeles

A suspeita ainda tentou esconder os entorpecentes durante a abordagem policial

Cotidiano

Domingo será de tempo seco e quente, com máxima atingindo 36°C em Mato Grosso do Sul

Campo Grande amanhece com temperatura de 21°C e deve registrar máxima de 33°C