Pular para o conteúdo
Cotidiano

AGU garante continuidade de aulas remotas na UFMS e UFGD

A AGU (Advocacia-Geral da União) assegurou na Justiça a manutenção dos calendários acadêmicos na UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) e na UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados) por meio de atividades a distância. A atuação ocorreu no âmbito de ações movidas por sindicatos com pedidos de liminar para interromper as aulas remotas […]
Arquivo -
(Foto: Divulgação UFMS)
(Foto: Divulgação UFMS)

A AGU (Advocacia-Geral da União) assegurou na Justiça a manutenção dos calendários acadêmicos na ( Federal de Mato Grosso do Sul) e na UFGD (Universidade Federal da Grande ) por meio de atividades a distância.

A atuação ocorreu no âmbito de ações movidas por sindicatos com pedidos de liminar para interromper as aulas remotas adotadas pelas instituições de ensino em virtude da pandemia de Covid-19 e, consequentemente, a suspensão do calendário. As entidades sindicais alegaram que a medida prejudicaria alunos e docentes e questionaram, entre outros pontos, a qualidade do ensino remoto e a participação da comunidade acadêmica na elaboração dos planos emergenciais para a manutenção das aulas.

AAGU alertou, por meio da Procuradoria Federal no estado do Mato Grosso do Sul, que eventual acolhimento do pleito prejudicaria o aprendizado dos estudantes e atrasaria o ano letivo, adiando colações de grau e impossibilitando inclusive a abertura de novas turmas. “Em razão do possível tempo de duração da pandemia, (os alunos) perderão o semestre letivo e, caso os efeitos da pandemia se estendam ao segundo semestre de 2020 ou em 2021, poderão perder o ano letivo”, ressaltou nos autos o Procurador Federal João Batista Martins.

A AGU comprovou, ainda, que as instituições de ensino haviam implantado ações de apoio aos estudantes em situação de vulnerabilidade, como auxílio emergencial para acesso a recursos tecnológicos que permitissem o acompanhamento das aulas remotas. Também ressaltou que as medidas, adotadas dentro da autonomia universitária, preservavam o direito dos estudantes à educação e à saúde e cumpriam diretrizes de planos de ensino.

Sacrifício evitado

Os argumentos da AGU foram acolhidos pela do Mato Grosso do Sul, que negou os pedidos liminares de ambas as ações. Em uma das decisões, da 2ª Vara Federal de Dourados no âmbito do processo envolvendo a UFGD, o juízo reconheceu que “para evitar o integral sacrifício do direito constitucional à educação – paralisado durante a pandemia –, mostra-se perfeitamente adequada a retomada do ensino na medida do possível e mediante ferramentas que contribuam para a preservação do distanciamento social, como ocorre com o ensino remoto”.

Para o Procurador Federal Fausto Ozi, que atuou no caso da UFGD, a atuação da AGU foi fundamental para viabilizar as políticas públicas de educação. “Ao garantir as medidas implementadas pelas universidades no enfrentamento da pandemia da Covid-19, a instituição conferiu segurança jurídica para o exercício da autonomia universitária e, assim, garantiu a continuidade ao direito fundamental à educação”, avalia.

Referências: Procedimento Comum Cível nº 5003224-77.2020.4.03.6000/4ª Vara Federal de e Ação Civil Pública Cível nº 5001766-19.2020.4.03.6002/2ª Vara Federal de Dourados.(Informações da assessoria)

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
lula

Lei da Reciprocidade Comercial será publicada no Diário Oficial da União desta terça-feira

Marido usa arma de choque e foice para agredir esposa em Angélica

‘Já matei e quero matar você também’: com facão, homem ameaça assassinar vizinha idosa em Jardim

Câmara aprova projeto que torna permanente a Lei de Incentivo ao Esporte

Notícias mais lidas agora

mpms segurança mp

Gastos do MPMS superam R$ 330 milhões nos primeiros 6 meses de 2025

‘El Monstruo’: o criminoso mais procurado do país pode estar escondido na fronteira de MS

VÍDEO: Madrinha homenageia Sophie no dia em que bebê completaria 1 ano de vida

Mulher fica ferida ao ser espancada por dois homens em Sonora

Últimas Notícias

Trânsito

Professor capota carro várias vezes após ultrapassagem de veículo na BR-060

Carro de professor parou em uma cerca de uma fazenda

Política

Trump ameaça taxar Rússia em 100% caso guerra com a Ucrânia continue

Otan anuncia que vai pagar por nova leva de equipamentos militares

Esportes

Juventude vence com Gilberto herói, VAR polêmico e deixa Sport agonizando

O atacante foi às redes no começo de cada tempo e foi ovacionado pela torcida

Polícia

Mulher fica ferida ao ser agredida com garrafada de vidro em bar de Bonito

A vítima teve vários ferimentos pelo corpo e precisou ser encaminhada para o hospital da cidade