VÍDEO: Com economia arrasada por pandemia, fronteira entre Paraguai e MS é reaberta

Com economia devastada pela epidemia,  depois de sete meses e 27 dias, a reabertura da fronteira entre Pedro Juan Caballero, do lado paraguaio  e Ponta Porã, do lado brasileiro, reuniu poucas pessoas e alguns políticos tentando tirar proveito da situação. O ato aconteceu nesta quinta-feira (15), na Linha Internacional,  entre as duas cidades gêmeas. “Vamos […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Com economia devastada pela epidemia,  depois de sete meses e 27 dias, a reabertura da fronteira entre Pedro Juan Caballero, do lado paraguaio  e Ponta Porã, do lado brasileiro, reuniu poucas pessoas e alguns políticos tentando tirar proveito da situação. O ato aconteceu nesta quinta-feira (15), na Linha Internacional,  entre as duas cidades gêmeas.

“Vamos reconstruir novamente a nossa economia depois de tudo que sofremos ao longo de mais de sete meses. Muita gente ficou desempregada com fechamento de mais de 500 estabelecimentos comerciais”, disse o presidente da Câmara da Câmara de Comércio de Pedro Juan Caballero, Victor Barreto.

Os participantes da solenidade fizeram uma caminha curta empunhando bandeiras representativas dos dois países, entre elas a do Paraguai e também do Brasil. Além do prefeito de Pedro Juan Caballero, o ato contou  com a participação de outros políticos paraguaios, como o governador Departamento de Amambay.

Em Pedro Juan Caballero, praticamente todas as cercas e obstáculos que impediam o trânsito na divisa com Ponta Porã já tinham sido retiradas há algum tempo e a passagem de um lado para o outro estava permitida. Entretanto, nos últimos dias, o exército voltou algumas vezes às ruas e fez bloqueios com caminhões.

De acordo com as novas regras que foram estabelecidas pelo Ministério da Saúde e Bem Estar Social  do Paraguai, só serão permitido o ingresso de pessoas que estiverem usando máscaras. Além disso, cada fronteira terá um limite de horário estabelecido de trânsito livre.

Na fronteira entre Pedro Juan Caballero e Ponta Porã, ficou definido que o acesso será  das 9 às 22 horas. Já em Salto Del Guairá, será das 6 às 22. No caso da Ponte da Amizade o horário estabelecido ficou das 5 às 22.