Pular para o conteúdo
Cotidiano

Agentes iniciam mapeamento para identificar presença de aedes aegypti nos bairros

Agentes de combate às endemias iniciaram nesta segunda-feira (6) o trabalho de atualização do LIRAa (Levantamento Rápido do Índice de Infestação por Aedes Aegypti) nas sete regiões de Campo Grande. O levantamento é importante para mapear os pontos mais críticos e auxiliar nas ações estratégias a fim de otimizar as ações de combate ao mosquito […]
Arquivo -
(Foto: Divulgação PMCG)
(Foto: Divulgação PMCG)

Agentes de combate às endemias iniciaram nesta segunda-feira (6) o trabalho de atualização do LIRAa (Levantamento Rápido do Índice de Infestação por Aedes Aegypti) nas sete regiões de . O levantamento é importante para mapear os pontos mais críticos e auxiliar nas ações estratégias a fim de otimizar as ações de combate ao transmissor da dengue, zika e chikungunya e garantir que as mesmas sejam efetivas.

Cerca de 40 agentes começaram os trabalhos nos bairros da região central, área de abrangência da UBS 26 de Agosto. Conforme o último LIRAa, divulgado em novembro passado, a região apresentou índices superiores a 3,9% de infestação, o que gera um alerta, considerando que o recomendado é menor que 1%.

“O trabalho desenvolvido pelos agentes é extramente importante e sobretudo estratégico. Com este levantamento nós identificamos os criadouros predominantes e a situação de infestação do município. Com os dados em mãos podemos direcionar as ações e controlar as áreas mais criticas e infectadas pelo mosquito. Mas não basta somente o Poder Público fazer a sua parte, é preciso que haja conscientização e que as pessoas recebam bem os servidores”, afirma o secretário municipal de Saúde, José Mauro Filho.

Uma das dificuldades relatadas pelos servidores é justamente a de conseguir entrar nos imóveis e fazer as vistorias.

Ações permanentes

Paralelo ao levantamento da infestação do mosquito, os agentes realizam o trabalho mecânico de eliminação dos criadouros do mosquito Aedes aegypti, atuando na verificação e eliminação de recipientes com águas, verificação de vasos de plantas, garrafas pets, casca de ovo, casca de caramujo, folhas de bananeiras, tampa de tanque de lavar roupas pneus de automóvel e de bicicletas.

O município de Campo Grande recebeu em dezembro da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), do , 970 armadilhas para Ovitrampas e três aspiradores para a captura de mosquito. Essas ferramentas irão auxiliar no monitoramento da eficácia das ações futuras. A previsão é de que até julho toda as regiões estejam cobertas com as armadilhas.

Dados epidemiológicos

Até o dia 30 de dezembro de 2019 foram registrados 39.301 casos de dengue notificados em Campo Grande, sendo 19.647 confirmados e oito óbitos. Apesar dos números expressivos impulsionados pela do último ano, o mês de dezembro fechou com menos da metade dos casos registrados no ano anterior. Foram 239 contra 519 de 2018.

Durante todo ano foram registrados 438 casos de zika e 243 de chikungunya.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Apologia à violência: Defensoria deve cobrar autoridades públicas por grito de guerra da PMMS

Tesla deve pagar mais de US$ 200 mi nos EUA por acidente fatal com piloto automático

Número de beneficiados aumenta e MS tem mais de 45 mil alunos no Pé-de-Meia

são gabriel do oeste licitação saúde

Denúncia de irregularidade suspende licitação para saúde de São Gabriel do Oeste

Notícias mais lidas agora

Ex-marido que matou Cinira durante emboscada morre na Santa Casa de Campo Grande

Consórcio Guaicurus culpa passageira por acidente e contesta indenização: ‘De pé e sem cautela’

Após ‘zerar’ nota de transparência, MPMS anuncia programa para combater desvios

lula carne trump

Trump diz que Lula pode ligar para ele ‘a qualquer momento’

Últimas Notícias

Cotidiano

Academia da UFMS abre 500 vagas para musculação e 48 para pilates 

Oportunidades são tanto para comunidade acadêmica quanto externa; inscrições vão até 6 de agosto

Cotidiano

Associação Juliano Varela receberá renda de arremate de égua Princess Ren Lena

Atualmente, a Associação atende mais de mil pessoas, entre crianças, jovens, adultos e idosos com deficiências intelectuais

Polícia

Homem que engravidou criança de 11 anos é preso em Mato Grosso do Sul

Suspeito foi preso nesta sexta-feira (1º), cinco anos após o crime

Cotidiano

Cartão do transporte coletivo de Três Lagos poderá ser trocado até este sábado

Viação Cidade de Três Lagoas, que assumiu o serviço, alerta que cartão do transporte coletivo antigo deixará de ter validade após o prazo