Para evitar muitos agendamentos que consequentemente podem causar aglomeração, a Sejusp (Secretaria de Estado de Justiça e ) definiu que os agendamentos de emissão de RG (Carteira de Identidade) serão feitos a cada 15 dias. Desta forma, o calendário será disponibilizado a cada quinzena.

Conforme a secretaria, os atendimentos que eram a cada 10 minutos passaram no início da para 30 minutos e hoje estão em intervalo de 20 minutos. Desta forma, os agendamentos passaram a ser quinzenais e os moradores que precisarem marcar um dia para emitir o documento para os próximos 15 dias, poderá marcar amanhã.

Uma nova agenda abrirá nesta quarta-feira (4) para os próximos 15 dias do mês. “No próximo dia 20 de novembro a agenda abre novamente, para agendamentos até o dia 5 de dezembro. Casos emergenciais, para consultas médicas, recebimentos de benefícios, , viagens e etc, estão sendo atendidos diretamente dos postos de identificação, desde que haja comprovação da urgência”, disse Sejusp. Para agendar uma data, basta acessar o site de serviços da Sejusp.

Quanto a contratação de novos servidores, a secretaria explicou que há previsão de concurso para o próximo ano, porém cabe esclarecer que o número reduzido de atendentes nos postos de identificação se deve às exigências estabelecidas em nível mundial, por meio de protocolos de saúde.

Agendamento

Para ter acesso ao atendimento eletrônico, o morador pode acessar site da Sejusp e escolher o posto mais próximo ou o local que tiver a data desejada, preencher o formulário e confirmar o agendamento. Na página, o cidadão será informado em relação aos documentos necessários para obtenção da nova identidade ou da segunda emissão, e receberá por e-mail a confirmação do agendamento, com data, hora e o protocolo de agendamento do atendimento, com código de barras.

Na página da secretaria o morador encontra todas as informações de como proceder para emitir a primeira e segunda vida da carteira de identidade, bem como os endereços dos Postos de Identificação.