Pular para o conteúdo
Cotidiano

Aeronaves da FAB já fizeram 9 voos ao Pantanal para combater as queimadas

Duas aeronaves da FAB (Força Aérea Brasileira) continuam no Pantanal sul-mato-grossense em apoio as ações de combate as queimadas. As ações fazem parte da Operação Pantanal, deflagrada pelo Ministério da Defesa, a pedido do Governo de Mato Grosso do Sul. As aeronaves que projetam água foram enviadas no dia 27 de julho. Para cumprir a […]
Arquivo -

Duas aeronaves da FAB (Força Aérea Brasileira) continuam no Pantanal sul-mato-grossense em apoio as ações de combate as queimadas. As ações fazem parte da Operação Pantanal, deflagrada pelo Ministério da Defesa, a pedido do Governo de Mato Grosso do Sul. As aeronaves que projetam água foram enviadas no dia 27 de julho.

Para cumprir a demanda, o Ministério da Defesa estabeleceu um Centro de Coordenação no Comando do 6º Distrito Naval, na cidade de . Também participam das ações helicópteros da Marinha do Brasil e do Exército Brasileiro.

Enviadas no dia 27, as aeronaves C-130 Hércules, operadas pelo Primeiro Esquadrão do Primeiro Grupo de Transporte (1°/1° GT), e o H-60L Black Hawk, operado pelo Quinto Esquadrão do Oitavo Grupo de Aviação (5º/8º GAV) – Esquadrão Pantera, realizam ões de Combate a em Voo e Transporte Aéreo Logístico nas cidades de Campo Grande e , respectivamente.

O C-130 Hércules, que está deslocado na Ala 5 – de Campo Grande, utiliza o sistema de combate a incêndio MAFFS (do inglês, Modular Airborne Fire Fighting System). O equipamento conta com dois tubos que projetam água pela porta traseira do avião, a uma altura aproximada de 150 pés (cerca de 46 metros). A aeronave realizou entre terça-feira (28) e quarta-feira (29) quatro voos.

Já o helicóptero H-60L Black Hawk está engajado nas missões a partir do Aeroporto de Corumbá, no transporte de brigadistas do Corpo de Bombeiros do Mato Grosso do Sul, Fuzileiros Navais da Marinha do Brasil e profissionais do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA). Eles são transportados até os locais das chamas. A aeronave realizou entre terça-feira (28) e quarta-feira (29) cinco saídas.

Queimadas

O histórico de queimadas atingiu recorde e o Governo do Estado decretou situação de emergência. Conforme o Corpo de Bombeiros, o município de Corumbá já registrou chuva de fuligem. Cerca de 300 mil hectares já foram devastadas pelo fogo, para se ter uma dimensão, a área equivale a 2 vezes o tamanho da cidade de São Paulo.

Já foram levantados aproximadamente 4 mil focos de incêndio por satélite, segundo o Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais)

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Trio que estava desaparecido é encontrado morto com sinais de execução no Paraguai

Prefeitura de Paranaíba ampliou compra de materiais didáticos da Posigraf. (PMP, Divulgação)

Audiência pública vai discutir plano de aplicação dos recursos da Aldir Blanc

Enquanto Trump reclama, campo-grandense faz até anúncio atrás de Pix

No Dia dos Avós, Jubileu reúne centenas de idosos em paróquia de Campo Grande

Notícias mais lidas agora

Maracaju diz que indústria chinesa ‘abandonou’ crédito de R$ 1,4 milhão em ISSQN

Morre militar reformado atropelado em ciclovia na Avenida Duque de Caxias

‘Fruta do momento’: sítio na Capital produz morango há mais de 2 anos em cultivo orgânico

Mulher chora diante de deputado acampado em frente ao STF em ‘jejum de palavras’

Últimas Notícias

Política

‘Perda imensa’: políticos lamentam morte de artista Jonir Figueiredo

Natural de Corumbá, Jonir marcou a cultura de MS com obras que retrataram desde o orgulho do coração sul-mato-grossense à dor do solo pantaneiro

Cotidiano

Jonir partiu ‘tranquilo’: artista estava feliz e planejava mudança para novo ateliê

Artista será velado em Campo Grande neste domingo, a partir das 10h

Polícia

Homem é socorrido em estado gravíssimo ao ser esfaqueado na costela em Campo Grande

Vítima está na área vermelha Santa Casa desde a madrugada deste sábado (26)

Cotidiano

‘Artista ímpar’, descreve Fundação da Cultura de MS após morte de Jonir

Natural de Corumbá, Jonir Figueiredo morreu neste sábado aos 73 anos