Voluntários de um grupo de proteção felina denunciam o suposto envenenamento de gatos no campus da (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul), em . Os animais foram encontrados sem vida próximo de potes de ração e água, neste fim de semana.

De acordo com um dos voluntários, que preferiu não se identificar, o projeto faz parte da extensão de ensino da universidade, mas não recebe nenhum patrocínio ou ajuda financeira da instituição. O cuidado com os bichos e a alimentação é feita pelo grupo.

“Eu sou responsável por alimentar o (Estádio) aos sábados e foi onde achei os gatinhos mortos embaixo do novo acesso das torcidas e na rampa. Fui votar no domingo (16) e achei mais um morto na UFMS e outros animais como os gambás que também estão morrendo ao lado ou próximo aos potes de ração”, relata.

Inicialmente, o grupo acredita na possibilidade de envenenamento pela dedetização, porém, por conta da proximidade com os locais de acesso aos potes de alimentação, ainda consideram que a maior chance é de envenenamento.

“Soubemos que na sexta (13), a UFMS passou por uma dedetização, então estou tentando averiguar as áreas que foram dedetizadas, senão, descartamos a imprudência da empresa, e infelizmente trabalhamos com a hipótese de envenenamento de terceiros”, disse.

Os acadêmicos solicitação imagens do circuito de segurança da universidade. A reportagem encontrou em contato com a UFMS, mas não obteve retorno até a publicação desta reportagem.