O calendário de licenciamento de veículos chegou ao fim em Mato Grosso do Sul. No estado, que possui uma frota de 1,6 milhão, apenas 976.050 estão com o documento em dia, ou seja, 41,2% ainda precisam ser licenciados.

De acordo com o (Departamento Estadual de de Mato Grosso do Sul), 169.495 proprietários de automóveis e motocicletas com placa final 0 (zero) terão todo o mês de outubro, ou seja, até o dia 31 para licenciar o seu veículo.

Na última terça-feira, o -MS possibilitou, através de uma atualização, que a emissão das guias possam ser realizadas por meio do aplicativo Detran Mobile. O documento do veículo também pode ser baixado pelo aplicativo e impresso em casa, alternativa implementada em julho.

O departamento explica que os contribuintes que estão com os seus endereços atualizados e optarem por pagar as guias que recebem em casa, automaticamente o seu documento será enviado pelos correios.

Aqueles que retirarem a guia de pagamento pela internet, podem escolher por imprimir o novo modelo de licenciamento em casa, receber em seu endereço ou ainda, retirar em uma das agências do órgão.

O diretor de Veículos, Arioldo Centurião Júnior, considera que realizar o licenciamento de forma remota é mais seguro para os clientes. “Por conta da pandemia da Covid-19, é mais seguro e eficiente realizar os serviços em formato digital”.

Como licenciar o veículo sem sair de casa

Insira o número da placa e Renavam do seu veículo, logo após, o número e código do CRV (Certificado de Registro de Veículo), além de informar os caracteres de ativação.

Após o preenchimento dos dados é só baixar o licenciamento e imprimir.