Trabalhar por conta própria tem sido cada vez mais frequente no Brasil. Com milhões de registros de Micro Individual, há uma grande força de independente. Se você faz parte desse grupo, confira 7 ferramentas úteis que todo profissional autônomo precisa conhecer.

 

1.Google Calendar

O Google Calendar, também conhecido como Google Agenda, é o assistente virtual que todos os usuários do Gmail têm à disposição.

ferramenta de organização agenda

Imagem: Tecnoblog

Trata-se de uma ferramenta que permite agendar os compromissos que você tem nos próximos dias, meses e anos. É possível criar categorias que vão de lembretes à tarefas que devem ser realizadas em determinado período.

Outra vantagem do Google Calendar é a possibilidade de configurar . Assim, quando um compromisso estiver próximo de acontecer, o usuário recebe um lembrete para se preparar.

Além disso, o recurso de integração permite que você combine uma atividade com a de outro usuário, criando automaticamente um compromisso para a pessoa.

 

2.Wondershare Recoverit

Para quem trabalha criando diferentes arquivos no computador, o Recoverit pode ser um grande aliado.

7 ferramentas úteis que todo profissional autônomo precisa conhecer

Imagem: Recoverit

A proposta do Recoverit é bem simples: restaurar documentos excluídos das mais variadas mídias. Assim, não importa se você deletou sem querer um arquivo do seu computador, ou se está com um HD corrompido em mãos, o programa atua no de dados.

A tecnologia do software realiza uma varredura profunda pela mídia escolhida, sendo que o programa tem a capacidade de reconhecer centenas de tipos de arquivo. Em um processo rápido, é possível obter uma de documentos que podem ser recuperados.

Manter o Recoverit instalado no computador é uma boa ideia para os , porque nunca se sabe quando um cliente vai solicitar um arquivo que foi excluído, seja acidental ou intencionalmente.

Veja como recuperar arquivos excluídos através da página no Youtube do Recoverit.

 

3.Trello

Outra das ferramentas úteis que todo profissional autônomo precisa conhecer, especialmente aqueles que trabalham com equipes, é o Trello.

7 ferramentas úteis que todo profissional autônomo precisa conhecer

Imagem: Trello

O Trello é uma plataforma virtual desenvolvida para o gerenciamento de projetos. Por isso, permite que um usuário crie tarefas, insira membros, estabeleça responsáveis, determine prazos de entrega e tenha total controle do status de uma atividade.

Apesar de ser uma ótima ferramenta para o trabalho em equipe, quem tem uma rotina solitária também pode se beneficiar do Trello. Afinal, ao criar quadros de atividades, é possível ter uma visão geral das suas obrigações.

 

4.Focus10

Você já deve ter ouvido falar em uma técnica de concentração chamada Pomodoro. De forma resumida, a técnica propõe que a pessoa mantenha blocos de tempo de atenção plena, com intervalos entre eles.

7 ferramentas úteis que todo profissional autônomo precisa conhecer

Imagem: Microsoft

Existem vários aplicativos disponíveis, tanto para smartphone quanto para o computador. Uma boa opção para quem usa Windows é o Focus10.

No Focus10, o usuário pode configurar o tempo em que deseja manter o foco e o tempo de descanso. Sempre que uma das etapas for concluída, um despertador é ativado.

Por ser leve, é ideal para quem não quer gastar a memória do computado com softwares complexos.

 

5.Evernote

Dependendo da sua profissão, é possível que ideias interessantes surjam nos momentos mais improváveis. Para não perder nenhum insight, o Evernote é uma das ferramentas úteis que todo profissional autônomo precisa conhecer.

7 ferramentas úteis que todo profissional autônomo precisa conhecer

Imagem: Evernote

O Evernote pode ser utilizado no computador e no smartphone e é possível sincronizar os dispositivos para manter seus arquivos sempre atualizados.

Por permitir a criação de listas de tarefas, o Evernote garante que você não vai deixar passar nada de importante.

 

6.Todoist

Em 2020, o número de MEIs ultrapassou os 10 milhões no Brasil. Uma queixa bastante comum dos profissionais independentes é a gestão do tempo disponível, principalmente aqueles que prestam serviços.

7 ferramentas úteis que todo profissional autônomo precisa conhecer

Imagem: Todoist

O Todoist pode ser uma ferramenta útil para esse grupo. O aplicativo permite a criação de listas de tarefas e subtarefas, com a possibilidade de identificar o que é prioritário naquele dia.

Para te ajudar a controlar a produtividade, é possível conferir um relatório sobre os resultados apresentados pelo usuário.

 

7.Zoom

Por fim, a última das ferramentas úteis que todo profissional autônomo precisa conhecer é o Zoom, um escritório virtual que permite uma melhor integração de equipes.

ferramenta de comunicação zoom

Imagem: Zoom

Com a ferramenta, é fácil simular salas de escritórios tradicionais nos chamados canais. Dessa forma, você consegue ter conversas particulares ou fazer reuniões com vários participantes de forma prática e segura, por meio de vídeo.

O Zoom funciona direto pelos navegadores do computador, mas existe um programa para instalar no computador, caso seja sua preferência.

 

Seja com as salas virtuais do Lito, a organização do Google Calendar ou o cuidado com os arquivos com o Recoverit, a verdade é que a tecnologia é uma grande aliada de quem trabalha por conta própria.

Ao contar com recursos digitais, você consegue aumentar a sua produtividade para focar no que realmente importa: o crescimento do seu negócio.