Cotidiano

5G começa a ser testado; em MS, sinal chegará em setembro somente a Três Lagoas

Foi dada a largada na corrida das operadoras de telecomunicação pela liderança na cobertura de internet móvel de quinta geralção no país. O sinal deve ser ativado para testes a partir deste mês em grandes capitais do país. No Mato Grosso do Sul, a nova tecnologia chega apenas em setembro, no município de Três Lagoas. […]

Da Redação Publicado em 16/07/2020, às 09h14 - Atualizado às 12h19

(Foto: Ilustrativa)
(Foto: Ilustrativa) - (Foto: Ilustrativa)

Foi dada a largada na corrida das operadoras de telecomunicação pela liderança na cobertura de internet móvel de quinta geralção no país. O sinal deve ser ativado para testes a partir deste mês em grandes capitais do país. No Mato Grosso do Sul, a nova tecnologia chega apenas em setembro, no município de Três Lagoas. A conexão do 5G promete ser aproximadamente 10 vezes mais veloz que o já popularizado 4G.

A espanhola Telefônica, dona da Vivo, disse ontem (15) que ativará o 5G  em São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Belo Horizonte, Salvador, Goiânia, Curitiba e Porto Alegre a partir do próximo dia 24. Já a mexicana Claro foi a pioneira ao ativar o sinal esta semana e, por enquanto, terá serviço apenas em São Paulo e Rio de Janeiro.

No MS, o 5G chegará pela Tim, que fará o lançamento em outras três cidades interioranas em setembro. Além de Três Lagoas, a operadora vai ativar redes comerciais em Bento Gonçalves (RS) e Itajubá (MG)

Apesar da chegada do tão esperado 5G, a maioria dos celulares ainda não são compatíveis com a tecnologia. Para que haja a popularização da rede, é preciso ocorrer o leilão de frequências da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), previsto para 2021. O leilão determinará as frequências específicas para a nova tecnologia. Depois disso, espera-se a disseminação da tecnologia pelas operadoras e o barateamento de celulares e outros aparelhos.

Jornal Midiamax