VÍDEO: Atrasados do Enem relatam de problemas na condução até confusão por horário

Muito estudo, mas um minuto de atraso acabou adiando os planos de dois jovens neste domingo (03) em Campo Grande por não conseguirem chegar a tempo para a realização do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). Júlio Lopes, de 26 anos, diz que estudou bastante, até inglês que não gosta, tudo para fazer a prova e […]
| 03/11/2019
- 16:40
Rapaz teve pneu da moto furado e perdeu o horário da entrada (Dayene Paz
Rapaz teve pneu da moto furado e perdeu o horário da entrada (Dayene Paz - Rapaz teve pneu da moto furado e perdeu o horário da entrada (Dayene Paz

Muito estudo, mas um minuto de atraso acabou adiando os planos de dois jovens neste domingo (03) em Campo Grande por não conseguirem chegar a tempo para a realização do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). Júlio Lopes, de 26 anos, diz que estudou bastante, até inglês que não gosta, tudo para fazer a prova e cursar Medicina.

O rapaz saiu do Itamaracá com 30 minutos de antecedência, mas o pneu da moto furou quando ele passou sem querer por um dos buracos da cidade. “Demorou 20 minutos para arrumar a moto. Ainda vim rápido, correndo risco [no trânsito] para não atrasar, mas não deu tempo”.

Com a voz embargada, Júlio conta que não foi falta de planejamento e lamenta as condições das vias da cidade. Dener Pereira, de 17 anos, atrasou cerca de 10 minutos porque confundiu o horário, achando que as provas começavam 13h.

“Estava me preparando desde março. Agora vou tentar o vestibular da ”, lamentou.

Enem

Vale lembrar que os horários são diferentes nos estados do Brasil, já que a da prova segue o horário oficial de Brasília. Em Mato Grosso do Sul, os portões fecharam às 12 horas. O diretor de Gestão e Planejamento do (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), Murillo Gameiro, lembra que é proibida a entrada do participante, no local de prova, após o fechamento dos portões. “Por isso, é importante ficar atento com o horário local, caso não seja o mesmo de Brasília”.

O Enem ocorrerá em dois domingos, 3 e 10 de novembro. O Inep sugere que o participante conheça seu local de prova com antecedência. Em MS, os portões abrem às 11h e fecham às 12h. As provas começam às 12h30 e terminam às 18h.

O acesso à sala de provas só será permitido com a apresentação de documento oficial de identificação com foto, conforme previsto em edital. O Inep recomenda que o participante leve também o Cartão de Confirmação da Inscrição impresso, que já está disponível na Página do Participante e no aplicativo do Enem.

Veja também

O Cijus (Centro Integrado de Justiça) disponibilizou um espaço de atendimento para instalação do "Procon...

Últimas notícias