Pular para o conteúdo
Cotidiano

VÍDEO: Após chuva forte, erosão cresce e ‘engole’ metade de avenida

As chuvas dos últimos dias foram responsáveis por aumentar uma erosão de grandes dimensões em Sete Quedas, a cerca de 460 km de Campo Grande. Com isso, o avanço da erosão fez desaparecer, na última sexta-feira (10), metade da Avenida Dom Pedro II. De acordo com a defesa civil, o problema é antigo. Desde o […]
Arquivo -

As chuvas dos últimos dias foram responsáveis por aumentar uma erosão de grandes dimensões em , a cerca de 460 km de . Com isso, o avanço da erosão fez desaparecer, na última sexta-feira (10), metade da Avenida Dom Pedro II.

De acordo com a , o problema é antigo. Desde o final de 2017 a erosão já existia vem avançando desde então. No início de 2018, portanto, a administração municipal entrou com pedido de situação de emergência, que foi homologado nas instâncias estadual e federal.

VÍDEO: Após chuva forte, erosão cresce e 'engole' metade de avenida
Situação foi agravada com chuvas dos últimos dias (Foto: Divulgação | Defesa Civil)

“Esse pedido foi reconhecido pelo governo do Estado e pelo antigo Ministério de Integração Nacional. Porém o recurso não foi liberado a tempo e a erosão cresceu”, destaca Willan Pavão, engenheiro civil e coordenador municipal da Defesa Civil em Sete Quedas.

O recurso, de quase R$ 2 milhões, só foi empenhado no fim do ano passado. “Mas aí, por conta das chuvas, a erosão aumentou e atingiu a pavimentação. Por conta disso, fizemos a solicitação de um aditivo de meta para a recuperação”, destaca o coordenador.

A liberação do recurso só ocorreu em abril. A partir daí, a Câmara dos Vereadores do município votou lei orçamentária que permite a abertura da licitação – o que deve ocorrer na próxima semana, para ser encaminhada ao atual Ministério do Desenvolvimento Regional.

VÍDEO: Após chuva forte, erosão cresce e 'engole' metade de avenida
Ponte de madeira será substituída por ponte de concreto (Foto: Divulgação | Defesa Civil)

Uma ponte de madeira sobre o Rio Iguaçuzinho, também em Sete Quedas, deverá ser beneficiada com a liberação dos recursos. Em seu lugar, uma ponte de concreto deverá ser construída.

“Só precisamos pedir a inclusão dessa meta de recuperação da pavimentação porque quando foi declarado situação de emergência, os técnicos não aprovaram o pedido, pois a erosão, naquele momento não estava na pista”, destaca Pavão.

“Como a erosão já estava no asfalto quando eles empenharam o recurso, fizemos a solicitação da inclusão da meta novamente e eles aprovaram”, aponta.

Paliativos

A Avenida Dom Pedro II é uma via arterial de Sete Quedas que faz a ligação entre dois pontos da Via Internacional – o município está na fronteira com o Paraguai. As chuvas não deixaram desabrigados na cidade.

De acordo com o coordenador, o secretário de obras do município, Valdecir Fernandes, determinou intervenção paliativa para diminuir o avanço da erosão, que já está a poucos metros de residências.

“Quando as chuvas estiarem, vamos usar o maquinário para colocar cascalho, pedras, enfim, o que pudermos fazer para evitar mais prejuízos, já que ali perto há casas, rede elétrica… Se a erosão chegar lá pode ser uma tragédia”, conclui.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Corpo encontrado em córrego de Ribas do Rio Pardo é de operador de máquinas desaparecido

Eduardo Bolsonaro agradece Trump por revogar visto de Moraes: “Só o começo”

Durante passeio com a família, sargento de MS salva duas pessoas após barco virar na Bolívia

Vídeo: ‘Não deu tempo de parar’, diz motorista que atropelou idosa na Duque de Caxias

Notícias mais lidas agora

Governo dos Estados Unidos revoga vistos de Moraes e mais 7 ministros do STF

nelsinho governo lula

VÍDEO: ‘Lei de Reciprocidade só em último caso’, diz representante do Senado em negociação com Trump

JBS poderá pagar multa sobre valor milionário se recusar conciliação com moradores

moraes

Governo Trump revoga vistos de Moraes, ‘aliados’ dele no STF e familiares

Últimas Notícias

Polícia

Pitbull é resgatado em meio a fezes, sem água e comida, no Santo Eugênio

Animal estava amarrado e exposto ao frio

Política

STF tem placar de 4 votos a 0 para manter cautelares contra Jair Bolsonaro

Ainda falta o voto do ministro Luiz Fux

Política

Barroso saiu dos EUA quatro dias antes de anúncio de revogação de vistos

Ministro chegou ao país no dia 4 e foi embora no dia 14

Política

Governo dos Estados Unidos revoga vistos de Moraes e mais 7 ministros do STF

Apenas três estarão fora da lista de sancionados pelo governo norte-americano