A forte chuva com ventania que atingiu Campo Grande na noite deste sábado (31) quebrou o vidro de uma janela de um quarto da enfermaria da Santa Casa e acabou deixando uma paciente idosa ferida.
De acordo com familiares, o vidro da janela quebrou com a força do vento e estilhaços foram para em cima da paciente, causando-lhe um ferimento na cabeça. A idosa, que faz hemodiálise há três anos, aguardava vaga para passar por um procedimento cirúrgico. A família decidiu evadir-se do hospital, por não confiar na segurança do hospital.
“Trocaram a gente de quarto, mas saímos de lá. Ficamos sem clima de ficar. Minha mãe ficou abalada e a gente se sentiu perseguido. Eu quis pegar uma cadeira para dormir e uma enfermeira me impediu, dizendo que tinha que ter autorização. Foi quando a gente decidiu sair. Eles avisaram que iríamos perder a vaga para a cirurgia. Mas, o leito é para manter a segurança do paciente, e não para acontecer isso. O de hoje foi o cúmulo, pra mim, que vi tudo acontecer”, contou o filho da paciente. Segundo ele, a paciente retornará ao hospital na segunda-feira para a hemodiálise e o filho conversará sobre a cirurgia.
Procurada pela reportagem, a Santa Casa destacou que a ventania empurrou com força a janela do quarto, que estava aberta. “Não deu tempo deles fecharem e o vento bateu a janela com força, que quebrou”. Segundo o hospital, a paciente recebeu assistência médica imediata e foi deslocada para um outro quarto, que está interditado para manutenção da vidraça.
Ainda segundo a Santa Casa, a janela foi aberta pelo acompanhante da paciente. “O que ocorreu é que, quando a chuva começou, não deu tempo para ele fechar e o vento empurrou a vidraça com força. Não existe proibição para manter as janelas abertas, já que nem todos os quarto têm climatização”, traz a Santa Casa.