Notícias sobre a liberação de saques de contas ativas do (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço), nesta quinta-feira (18), deixaram alguns campo-grandenses eufóricos.

Seja para pagar uma conta ou usar o valor para investir, a maioria afirma que o dinheiro é bem-vindo, principalmente, em tempos de crise. A agente de televendas Jenifer Rodrigues Pereira, de 25 anos, conta, que no momento, realiza trabalho autônomo, mas não deixou de recolher o FGTS.

'Veio em boa hora': campo-grandenses já fazem planos com saque de contas do FGTS
“Vou aproveitar para pagar umas contas”, afirma Jenifer Rodrigues Pereira (Foto: Leonardo de França)

“Logo que entrei no período de licença-maternidade procurei o INSS para continuar recolhendo o FGTS. O dinheiro virá em boa hora, vou aproveitar para pagar umas contas. Estou muito animada com a notícia”, afirma.

A agente de Call Center Amanda Santiago, de 19 anos, e o marido, vão juntar o dinheiro dos saques para pagar o valor referente à entrada de uma casa. “Nós namoramos há seis meses e combinamos de juntar o dinheiro dos dois saques para dar entrada em uma casa e nos casarmos”, conta.

O ministro da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, afirmou na tarde desta quinta-feira que a liberação do saque será anunciada na semana que vem. O ministro informou que os detalhes ainda estão sendo acertados e também será feita a apresentação da medida provisória que trata do PIS/Pasep.

Após uma reunião da Junta de Execução Orçamentária, ele afirmou que a liberação dos saques não irá prejudicar as linhas de financiamento da casa própria.

Como consultar o saldo do FGTS

É possível consultar o saldo do FGTS no site da Caixa ou através do aplicativo FGTS, disponível para Android, iOS e Windows. No site da Caixa, é preciso informar o NIS (PIS/Pasep), que pode ser consultado na carteira de trabalho ou em algum extrato antigo que o trabalhador tenha, e usar uma senha cadastrada pelo próprio trabalhador.

O saldo pode ser consultado pessoalmente no balcão de atendimento de agências da Caixa. Também é possível ir a um posto de atendimento e fazer a consulta utilizando o Cartão do Cidadão, com a senha em mãos. Não é possível realizar essa consulta pelo telefone.