O serviço de inteligência da operação Bocaiúva, de prevenção ao tráfico de papagaios e outros animais, descobriu que um de papagaios estaria retirando filhotes dos ninhos e mantendo-os em sua residência, na cidade de , a 320 km de Campo Grande.

A PMA (Polícia Militar Ambiental), (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) e Imasul (Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul) foram até a casa do traficante e encontraram 11 filhotes de papagaios. O infrator não estava em casa, mas a esposa contou que ele retirou os filhotes da zona rural.

Os animais estavam extremamente debilitados por falta de alimento e em caixas minúsculas sem aeração. Os agentes precisaram confeccionar ração e alimentá-los no local.

Depois de qualificado, por documentos fornecidos pela esposa, o traficante foi autuado administrativamente e multado R$ 60,5 mil, sendo R$ 5,5 mil por maus-tratos ao manter os filhotes sem alimento e em ambiente inadequado.

Os autos foram encaminhados à delegacia de Polícia Civil de Ivinhema e o traficante responderá por crime ambiental, com pena prevista de seis meses a um ano de detenção pelo tráfico e mais três meses a um ano de detenção por maus-tratos. As aves serão encaminhadas ao CRAS (Centro de Reabilitação de Animais Silvestres) na Capital.

(com informações da PMA)