Trabalhadores podem solicitar Seguro-Desemprego através da internet

O trabalhador que preferir ter mais comodidade na hora de solicitar o Seguro-Desemprego pode optar por requerer o benefício pela internet. Disponível desde 21 de novembro de 2018, o serviço está agora com prazo de 30 dias para que os moradores recebam o benefício. Anteriormente, para encaminhar o Seguro-Desemprego o trabalhador precisava comparecer a um […]

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Foto: Arquivo/Midiamax
Foto: Arquivo/Midiamax

O trabalhador que preferir ter mais comodidade na hora de solicitar o Seguro-Desemprego pode optar por requerer o benefício pela internet. Disponível desde 21 de novembro de 2018, o serviço está agora com prazo de 30 dias para que os moradores recebam o benefício.

Anteriormente, para encaminhar o Seguro-Desemprego o trabalhador precisava comparecer a um posto de atendimento do Sine, preencher um formulário e entregar a documentação e aguardar o prazo de 30 dias para recebimento do benefício.

Confira o passo a passo para solicitar:

Primeiramente, o trabalhador deve fazer o cadastro no site Portal Emprega Brasil, clicando aqui. Caso já tenha um cadastro, basta informar o usuário e senha. Será preciso informar os dados pessoais, como CPF, nome, data de nascimento, nome da mãe, estado de nascimento, etc.

Em seguida às informações, o trabalhador será direcionado a responder um questionário com cinco perguntas sobre seu histórico laboral. É importante ter em mãos a Carteira de Trabalho e acertar pelo menos quatro das cinco perguntas.

Depois receberá uma senha provisória que deverá ser trocada no primeiro acesso. Caso o usuário não consiga acertar as respostas, terá de aguardar 24 horas para uma nova tentativa ou entrar em contato com a central 135 do INSS para auxílio.

Ao finalizar o cadastro, o trabalhador terá acesso aos serviços do Emprega Brasil. Uma das opções será “Solicitar Seguro-Desemprego”. Será necessário preencher um cadastro com informações pessoais e profissionais, o mesmo que era preenchido anteriormente nos postos do Sine.

O cadastro está dividido em oito páginas, com informações pessoais, profissionais, acadêmicas, vagas de emprego e cursos de qualificação disponíveis. Ao finalizar o preenchimento de cada página, o próprio programa direciona o trabalhador automaticamente para a página seguinte:

  • Uma das páginas permite ao trabalhador colocar informações sobre sua qualificação acadêmica e profissional, dados importantes para que o programa busque vagas de emprego disponíveis na área do trabalhador:
  • As vagas de emprego são relacionadas automaticamente pelo programa:

O agendamento para as vagas de emprego é muito simples:

  • O trabalhador tem ainda a opção de se inscrever em cursos de qualificação:
  • Ao final, basta confirmar o interesse em solicitar o benefício do Seguro-Desemprego:

Depois basta agendar o atendimento presencial para confirmar o cadastro e aguardar a liberação das parcelas, o que deve ocorrer 30 dias após o preenchimento do documento pela internet.

Se a data para o atendimento presencial ultrapassar o prazo de 30 dias, a emissão da parcela ocorrerá na semana seguinte ao atendimento.

Não conseguiu?

Caso o trabalhador não consiga concluir o procedimento pela internet, ele pode comparecer à Funtrab, na Rua 13 de maio, 2773 – Centro, de segunda a sexta, das 7 às 17 horas. Nos municípios do interior do Estado, ele deve se dirigir às Casas do Trabalhador ou posto de atendimento do Ministério do Trabalho.

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