Pular para o conteúdo
Cotidiano

Trabalhador denuncia fazendeiro por manter equipe em condições de escravidão em MS

Seis trabalhadores rurais indígenas, de aldeias no município de Miranda,  estariam vivendo em condições análogas à escravidão em uma fazenda, na zona rural de Corguinho. Um deles, um homem de 50 anos contou que protocolou a denúncia no MPT-MS (Ministério Público do Trabalho de Mato Grosso do Sul) após descobrir que a água fornecida vinha […]
Arquivo -
Barraco onde viviam os trabalhadores na fazenda. Foto: WhatsApp
Barraco onde viviam os trabalhadores na fazenda. Foto: WhatsApp

Seis trabalhadores rurais indígenas, de aldeias no município de ,  estariam vivendo em condições análogas à escravidão em uma fazenda, na zona rural de . Um deles, um homem de 50 anos contou que protocolou a denúncia no MPT-MS (Ministério Público do Trabalho de Mato Grosso do Sul) após descobrir que a água fornecida vinha de um caminhão que realizava limpeza de fossas.

De acordo com o indígena, ele passou quatro meses na fazenda, e teria ido trabalhar lá após indicação de um conhecido. “Eu cheguei fiquei 3 dias em uma casa, e depois colocaram a gente, eu e mais cinco, em um barraco de lona nos fundos da fazenda”, disse.

O trabalhador conta que no local onde ficavam existia apenas um açude para beberem água, que inclusive era usado pelo gado da fazenda. “Tinha um açude lá, eles falaram que a água era limpa, mas não era, tinha urina de gado e eles tomavam água ali também. Era muito suja. Fora o frio e chuva que a gente aguentava no barraco de lona”, explicou.

Trabalhador denuncia fazendeiro por manter equipe em condições de escravidão em MS
Água fornecida aos trabalhadores. Foto: WhatsApp

Sobre a alimentação, o indígena contou ao Jornal Midiamax, que eles precisam comprar o que fosse comer, mas nem sempre recebiam o pagamento. “Eu era o mais velho dos seis, então sempre comprava comida quando tinha dinheiro, mas a gente só recebia de vez em quando. Ficamos mais de mês sem receber inclusive, e o responsável da fazenda nem se precisássemos de assistência levava a gente pra cidade”, afirmou.

A denúncia foi protocolada no MPT-MS, segundo ele, após descobrir que a água fornecida para que pudessem beber, vinha de um caminhão usado na limpeza de fossas na cidade. “Eu briguei lá um dia com o cara da fazenda pra ele me pagar e resolvi ir embora. Depois descobrimos que a água que a gente bebia tinha procedência duvidosa, ela vinha de um caminhão pipa que eles arrumaram, mas esse caminhão fazia limpeza de fossas. Agora temos que fazer um monte de exame porque a gente nem sabe de onde vinha e o risco que estamos correndo”, contou.

Segundo o denunciante, o dono da fazenda mora no Canadá. A reportagem não encontrou nenhum telefone de contato com algum responsável pelo local.

MPT-MS

Ao Jornal Midiamax, o MPT-MS informou que recebeu a denúncia no dia 15 de julho e agora o procedimento está em fase preparatória. A procuradora que atua no caso, está realizando a juntada de documentos com previsão de possível instauração do inquérito ainda esta semana.

Funai

A equipe entrou em contato com a Funai (Fundação Nacional do Índio) a respeito da situação e aguarda retorno.

 

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
Câncer de mama

Mulheres que passaram por cirurgia de retirada da mama terão direito a fisioterapia em Campo Grande

Prefeito de Bonito é investigado por abrir processo seletivo sem garantia de cotas

Enviado de Trump chega à Ucrânia após EUA prometerem mísseis para Kiev

Entre execução e acidentes, MS registra cinco mortes no fim de semana

Notícias mais lidas agora

mpms segurança mp

Gastos do MPMS superam R$ 330 milhões nos primeiros 6 meses de 2025

joao gomes parque das nações

João Gomes deixa escapar intimidade e transforma parque em formigueiro: 'um caos'

Motorista de caminhonete bate de frente com carreta na BR-163 e morre

coronel sapucaia

Assassinado por pistoleiros na fronteira com MS tinha diversas passagens pela polícia

Últimas Notícias

Conteúdo de Marca

Esportes da Sorte ganha protagonismo no Carnaval com experiências marcantes pelo Brasil

No Carnaval de 2025, a Esportes da Sorte foi além do patrocínio tradicional e entregou ao Brasil uma experiência pensada de ponta a ponta para o folião. 

Política

Projeto de lei cria programa “Minha Primeira Arma”

Proposta do deputado federal Marcos Pollon quer promover acesso subsidiado à primeira arma de fogo

Transparência

TCE-MS suspende licitação de R$ 40 milhões para cascalhar trecho do Forte Coimbra em Corumbá

Tribunal identificou diversas irregularidades na licitação da Agesul

Polícia

Preso suspeito de perseguir mulher e se masturbar em MS

Mais três vítimas denunciaram terem sido vítima do autor na mesma semana