Pular para o conteúdo
Cotidiano

Teve prejuízo com a chuva? Saiba como e para quem pedir ressarcimento

Campo-grandenses que amargaram prejuízos com a tempestade que caiu sobre a cidade no sábado (20) podem acionar a Justiça para cobrar ressarcimento. Há casos de árvores que derrubaram muros de residências, de carros que enfrentaram alagamentos nas ruas, de casas invadidas pela enxurrada e de falta de energia por mais de 20 horas após o […]
Arquivo -
Imóvel no Caiçara teve muro destruído por queda de árvore. (Henrique Arakaki
Imóvel no Caiçara teve muro destruído por queda de árvore. (Henrique Arakaki

Campo-grandenses que amargaram prejuízos com a tempestade que caiu sobre a cidade no sábado (20) podem acionar a Justiça para cobrar ressarcimento. Há casos de árvores que derrubaram muros de residências, de carros que enfrentaram alagamentos nas ruas, de casas invadidas pela enxurrada e de falta de energia por mais de 20 horas após o temporal. 

“As pessoas podem entrar com uma ação de indenização frente ao município”, informou o advogado cível Marcus Vinícius de Jesus Silva Lopes. De acordo com ele, a prefeitura possui responsabilidade administrativa em casos como quedas de árvores com problemas e alagamentos de vias. Já nos casos onde há interrupção do fornecimento de energia por longo período, é possível acionar a concessionária do serviço. O mesmo ocorre para o rompimento de tubulação de água.

Mas, para pleitear o reembolso é preciso comprovar que o dano foi causado por omissão dos responsáveis, lembra o advogado. No caso de alagamentos, explica, é possível questionar a responsabilidade da prefeitura por bueiros entupidos. Em relação à queda de árvores sobre bens, o ressarcimento é mais fácil quando o cidadão já fez solicitação formal pelo corte, ressalta o advogado. Mas, mesmo nos casos em que isso não ocorreu é possível mover ação de indenização mediante a obrigação do município em fiscalizar a segurança das árvores.

Sobre as provas que precisam ser juntadas, detalha o advogado, vai depender de cada caso. Em algumas situações é preciso perícia para saber, por exemplo, se uma árvore tinha problemas antes da queda. De qualquer forma, o cidadão que se sentir lesado tem o direito de acionar a Justiça.

Caso a pessoa escolha ingressar com ação contra o município, terá de procurar o Juizado e o tempo médio da ação é dois anos, informou o advogado. Já contra concessionárias, é possível escolher também entre a justiça comum. Em relação aos valores, é possível pedir ressarcimento daquilo que for possível comprovar que foi destruído em função da omissão do poder público ou dos responsáveis.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
antonio joao

Veículos e móveis para unidades de saúde devem custar R$ 888 mil em Antônio João

Bolsonaro será julgado por racismo pelo TRF-4

Secretário de Trump volta a ameaçar o Brasil após condenação de Bolsonaro

Prefeitura de Três Lagoas vai adquirir materiais para a infraestrutura municipal. (PMTL. Divulgação)

Ampliação de escola recebe aditivo de R$ 290 mil em Três Lagoas

Notícias mais lidas agora

Despachante que tenta delação sobre corrupção no Detran-MS é alvo de nova ação do MPMS

prefeitura iptu

Após escândalo envolvendo promotor do MPMS, prefeito de Nova Alvorada deve cumprir ‘recomendações’

Pé na areia em Campo Grande é real! Mar de Xaraés é inaugurado e vira novo ponto turístico de MS

Criminoso é preso em Corumbá sete anos após participar de ataques a agências bancárias na Bahia

Últimas Notícias

Mundo

VÍDEO: ataques aéreos israelenses atingem cidade de Gaza

Hospital de Gaza confirmou 60 mortes no final de semana

Polícia

PRF apreende três motocicletas adulteradas em estacionamento de frigorífico na Capital

Os proprietários das motocicletas não foram localizados

Política

Aprovada em concurso recorre na Justiça por nomeação e cobra exoneração de apadrinhados

Candidata diz que prefeito de Nova Alvorada do Sul mantém dez comissionados, enquanto despreza lista de aprovados em concurso

Política

Adriane Lopes diz que Parque Tecnológico será ampliado e deve migrar para o Belas Artes

O Parktec CG já impactou diretamente mais de 10 mil pessoas