Suspeita de doença Mormo em cavalos mobiliza equipe da Iagro no CLC
Um foco da doença do mormo teria sido encontrado nesta sexta-feira (4) no Parque do Peão e poderia fazer com que a etapa do CLC (Circuito do Laço Comprido), a ser realizado neste final de semana em Campo Grande, viesse a ser cancelada pelos motivos de apuração da doença. A suspeita da doença foi confirmada […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Um foco da doença do mormo teria sido encontrado nesta sexta-feira (4) no Parque do Peão e poderia fazer com que a etapa do CLC (Circuito do Laço Comprido), a ser realizado neste final de semana em Campo Grande, viesse a ser cancelada pelos motivos de apuração da doença. A suspeita da doença foi confirmada pela Iagro (Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal).
A demanda inclusive já estaria com uma equipe do Iagro que teria ido até o local em que o foco foi encontrado para dar início aos exames e posteriormente, validar ou não, a realização da etapa do CLC.
De acordo com as informações que o Jornal Midiamax conseguiu apurar, a Iagro tomou, durante esta tarde, algumas providências dentro do protocolo da agência, que engloba a realização de exames. A diretoria da Iagro também prometeu se reunir para debater o assunto e dar mais detalhes sobre a suspeita da doença.
A reportagem entrou em contato com a equipe do CLC, mas os telefonemas não foram atendidos até a publicação desta matéria.
Doença do Mormo
Conhecida também como lamparão, o mormo é uma doença infecciosa que é causada pela bactéria denominada como ‘Burkholderia mallei’ e atinge frequentemente a família dos equídeos, como cavalos, asnos, mulas, mas que também pode ser contraída pelo homem e pode chegar a ser fatal.
A doença é transmitida por secreções nasais, orais, oculares, fezes e urina de animais infectados. Este agente pode penetrar no organismo pela via digestiva, respiratória, genital ou cutânea (através de alguma lesão), alcançando a circulação sanguínea, indo alojar-se em alguns órgãos, em especial, nos pulmões e fígado. Esta bactéria possui um período de incubação de aproximadamente 4 dias.
Notícias mais lidas agora
- Polícia investiga ‘peça-chave’ e Name por calúnia contra delegado durante Omertà
- Ex-superintendente da Cultura teria sido morto após se negar a dar R$ 200 para adolescente
- Suspeito flagrado com Jeep de ex-superintendente nega envolvimento com assassinato
- Ex-superintendente de Cultura é assassinado a pauladas e facadas no São Francisco em Campo Grande
Últimas Notícias
Rapaz é encaminhado para pronto-socorro após ser esfaqueado na Orla Ferroviária em Campo Grande
Após sofrer o ferimento, vítima caminhou até a esquina da Calógeras com a Maracaju, onde pediu socorro a populares
Jovem de 20 anos é ameaçado após comprar pacote de conteúdo adulto em Campo Grande
Coagido, rapaz atendeu às ameaças do autor, que exigiu dinheiro para não divulgar conversas
Enfermeira procura polícia para denunciar paciente em Campo Grande
Paciente da Santa Casa chamou enfermeira de “gorda” e ainda ameaçou profissionais: “Vocês não servem pra nada”
Golpe do voucher: criminosos usam nome de restaurante para hackear pessoas em Campo Grande
Alerta! Conta falsa no Instagram está se passando por um restaurante de Campo Grande e aplicando golpes em moradores da capital
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.